Chinchila: como cuidar, dicas

Animais de estimação pequenos fazem muito sucesso entre a criançada e com aquelas pessoas que vivem em apartamentos pequenos, mas que mesmo assim gostariam…

Aprenda a cuidar da sua chinchila (Foto:Divulgação)

Animais de estimação pequenos fazem muito sucesso entre a criançada e com aquelas pessoas que vivem em apartamentos pequenos, mas que mesmo assim gostariam de ter um fiel companheiro. Esses bichinhos são ideais para quem não tem muito tempo livre, mas que adoraria se divertir e se distrair nas horas vagas.

Antes de tudo é importante saber se a chinchila é o animal certo para você ou sua família. Descubra se onde você resisde há veterinários específicos para este bicho antes mesmo de fazer a compra. Saiba que ele tem hábitos noturnos, podendo surpreender o dono no meio da noite com o barulho dos seus exercícios. Como costuma fazer seus exercícios durante a noite e descansar pelo dia, é ideal para pessoas que passam o dia todo fora de casa, pois a noite podem brincar com o seu animalzinho sem atrapalhar sua rotina.

A sua casa também deve ser própria para a criação do pequeno roedor, pois ele não convive bem com o calor e precisa que haja um espaço para que caminhe e passeie fora da gaiola sem correr riscos de se perder.

As chinchilas são muito dóceis (Foto:Divulgação)

Dentre as vantagens de ter uma chinchila está o fato deles não precisarem ser vacinados, sua alimentação é balanceada , além de que eles não precisam de banho com água e não costumam apresentar pulgas ou carrapatos.

É interessante mencionar que diferentemente dos outros animais, as Chinchilas tomam banho com o carbonato de cálcio ou o pó de mármore. O animalzinho rola pelo pó que irá absorver a umidade e a gordura do pelo, tornando-o macio e sedoso. O produto deve ser colocado em sua gaiola no mínimo três vezes por semana. Além da limpeza, o pó também contribui para evitar que a chinchila fique estressada.

Leia Também:  Chinchila - conheça os cuidados necessários, dicas

Como Cuidar

As chinchilas são animais muito resistentes e podem viver por até vinte anos, se bem cuidadas. Para que isso aconteça o dono precisa mantê-la longe do calor, vento, sol e chuva. Dê preferência para brincar nos horários como tarde e noite, pois nos outros momentos ela descansa e repõe suas energias.

Coloque sempre um pedaço de madeira na sua gaiola, que deve ser pendurada em lugares frescos e arejados. A madeira vai ajudar o roedor a controlar o tamanho dos seus dentes. Quanto a alimentação deve ser feita com produtos próprios para esta espécie e somente na quantidade adequada, pois a superalimentação pode causar obesidade nestes mamíferos.

Cuidados com a Chinchila (Foto:Divulgação)

Alguns cereais e frutas são importantes para regular o intestino das chinchilas, são eles: a uva-passa e a alfafa. A água deve estar fresca e ser trocada todos os dias e de preferência filtrada. O chão da gaiola pode ser forrado com granulado orgânico, a maravalha ou a areia higiênica adequada a roedores.

A gaiola da Chinchila deve ser limpa no mínimo uma vez por semana. Tire a forragem e lave com água e sabão de côco a bandeja, os brinquedos e acessórios, incusive o bebedouro e comedouro. Caso haja muita sujeira você poderá incrementar a água sanitária na higienização, mas ela deverá estar bastante diluída para não prejudicar o animal. Evite utilizar produtos químicos ou aqueles que possuam perfume. Existem no mercado alguns produtos próprios e não tóxicos para pequenos animais, dê preferência a eles.

Quando tratado de forma carinhosa e com muita dedicação a sua chinchila pode viver feliz por muitos anos. Não esqueça de levá-la anualmente ao veterinário para que este avalie a saúde do seu animal de estimação, que apesar de muito resistente também pode apresentar alguns inconvenientes.

Leia Também:  Cortes de cabelos curtos descolados: fotos, dicas

Top