Comidas típicas para festa junina 2014

PUBLICIDADE

O mês de junho vem chegando e com ele as festas juninas, tão celebradas em diversas regiões do Brasil. Uma das principais características das festividades são as comidas típicas das festas juninas, preparadas especialmente para o período.

As festas juninas têm nas comidas típicas uma de suas principais características (Foto: Divulgação)

Como o sexto mês do ano é época de colheita do milho no país, uma grande quantidade dos pratos típicos desse período é feita a partir do grão, além de ele próprio poder ser consumido, seja cozido ou assado.

As comidas típicas das festas juninas abrangem um cardápio bastante diversificado e que pode variar de acordo com a região, algo que influi diretamente na receita e no modo de fazer dos pratos, incluindo opções salgadas e doces, para todos os gostos.

PUBLICIDADE

Receita de caldo de mandioca

Receita: assado de pamonha

Comidas típicas para festa junina 2014

Se não tiver pamonha na festa junina, pode desconfiar (Foto: Divulgação)

Entre as comidas típicas para festa junina 2014, não podemos deixar de citar pratos tradicionais como canjica, pamonha, pipoca, mingau de milho, bolo de fubá, arroz doce, cocada, pé-de-moleque, cuscuz, quindim, doce de abóbora, doce de batata doce e pastel junino.

Durante as quadrilhas e festas de São João, Santo Antônio, São Pedro, São Paulo e São Marçal, comemoradas em junho, também costumam ser encontradas opções como baba de moça, broa de fubá, bom-bocado, cajuzinho, maria-mole, quebra-queixo, suspiro, batata doce assada e biscoito de polvilho.

Outras comidas de festa junina são as rosquinhas de São João, queijadinhas, caldos dos mais variados tipos (costela, mandioca, feijão, etc), bolo de mandioca, pinhão cozido, paçoca, maçã do amor, cachorro quente e ambrosia, além de diversos outros pratos conhecidos no interior do Brasil.

Bebidas típicas das festas juninas

O arroz doce é outro prato típico do período junino (Foto: Divulgação)

Além de saborear essas deliciosas comidas típicas que citamos acima, quem vai às festas juninas também pode se refrescar com diversos tipos de bebidas preparadas especialmente para a ocasião.

PUBLICIDADE

Uma das mais conhecidas bebidas típicas de festa junina é o tradicional quentão, comercializado nas barraquinhas, preparado a partir de ingredientes como pinga, canela, gengibre e limão, entre outros, que serve para esquentar o corpo nessa época fria.

Há também o vinho quente, que além do próprio vinho, inclui cravo e canela, sendo servido logo após sair do fogo; o suco de milho; o chocolate quente; o conhaque; e as batidas de frutas, que podem levar álcool ou não.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.