Chico Xavier é eleito o maior brasileiro de todos os tempos

Chico Xavier é eleito o maior brasileiro de todos os tempos

Nesta última quarta-feira (3), Chico Xavier foi eleito o maior brasileiro de todos os tempos. Depois de uma disputada votação, o anúncio ficou por…

Por Isabella Moretti em 04/10/2012

Nesta última quarta-feira (3), Chico Xavier foi eleito o maior brasileiro de todos os tempos. Depois de uma disputada votação, o anúncio ficou por conta do jornalista Carlos Nascimento, na sede do SBT em São Paulo.

O médium ganhou de Santos Dumont e da Princesa Isabel na final do programa. (Foto:Divulgação)

O grande vencedor do programa “O Maior Brasileiro de Todos os Tempos” se tornou conhecido em todo país não somente pelo seu dom de se comunicar com os mortos, mas sim por ser um grande mensageiro do amor.

O médium disputou o título com outras grandes personalidades, como Santos Dumont, Monteiro Lobato, Dercy Gonçalves, Getúlio Vargas, Tiradentes, Irmã Dulce, Juscelino Kubitschek, Oscar Niemeyer, Pelé, Luiz Inácio Lula da Silva Ayrton Senna e Princesa Isabel. Na eliminatória com Ayrton Senna, Chico Xavier conquistou 63,8% dos votos.

No final da disputa, com Santos Dumont e Princesa Isabel, Chico Xavier obteve 71,4% dos votos do público pela internet e por SMS. Após mostrar o grande vencedor do programa, o SBT aproveitou a oportunidade para falar um pouco sobre a história do maior brasileiro de todos os tempos. O ícone do espiritismo foi representado por Saulo Gomes.

Carlos Nascimento apresentou o programa " O maior brasileiro de todos os tempos". (Foto:Divulgação)

A trajetória de Chico Xavier

Chico Xavier nasceu na cidade de Pedro Leopoldo, no dia 2 de abril de 1910. Sua família era humilde e aos cinco anos de idade perdeu a mãe. Como o pai não tinha condição de criá-lo, juntamente com os oito irmãos, foi entregue a uma antiga amiga se sua mãe, chamada Rita de Cássia. Não demorou muito para que a madrinha se demonstrasse uma pessoa cruel, batendo em Chico diariamente.

Desde a infância o dom de Chico Xavier já se manifestava. Ele chegou, inclusive, a conversar com o espírito de sua mãe. Quando o pai se casou de novo, a família foi reunida novamente e o pequeno Chico foi matriculado em uma escola pública.

Depois de uma infância difícil e repleta de dificuldades e provações, Chico chegou à adolescência e teve o seu primeiro contato com o espiritismo, mais precisamente quando tinha 17 anos. Aos 21 anos, psicografou o primeiro livro, que foi alvo de críticas e elogios.

Ao longo de sua trajetória, outros livros foram publicados e todo o dinheiro arrecadado era doado para instituições espíritas ou trabalhos sociais. No dia 30 de junho de 2002, aos 92 anos, Chico Xavier faleceu, em decorrência de uma parada cardiorrespiratória.

Saiba mais: Espiritismo: Conheça os 10 Melhores Livros Espíritas

O que faz de Chico Xavier ‘o maior brasileiro’?

Chico Xavier é considerado um ícone do espiritismo. (Foto:Divulgação)

– É considerado um dos mais importantes divulgadores do espiritismo no Brasil;

– No concurso realizado pela Rede Globo Minas em 2000, foi eleito o mineiro do século XX;

– Teve uma legião de seguidores;

– Conseguiu superar as acusações para ajudar as pessoas através do seu dom;

– Escreveu mais de 400 obras psicografadas, que foram publicadas em idiomas diferentes;

– Foi responsável por reconfortar o coração de muitas mães, que desejam se comunicar com os filhos depois de perdê-los;

– As histórias de Chico Xavier serviram de inspiração para três produções cinematográficas: Chico Xavier – O Filme (2010), As Mães de Chico Xavier (2011) e Nosso Lar (2010).

Veja também: Mensagens de Chico Xavier para Facebook

Top