Chiclete: Pode ser engolido?

Qual foi a criança que nunca ouviu a mãe ou outra pessoa dizer: não engula o chiclete, ele vai ficar preso na sua barriga?…

Qual foi a criança que nunca ouviu a mãe ou outra pessoa dizer: não engula o chiclete, ele vai ficar preso na sua barriga? Muitas crianças foram privadas de se deliciar com a goma de mascar, por medo dos pais, que isso pudesse ser engolido pela criança. Verdadeiros mitos foram criados em torno do chiclete, um doce muito apreciado por crianças e adultos.

O chiclete é feito por produtos mastigáveis e não digeríveis, ou seja, quando é engolido não se desmancha, é empurrado através dos movimentos peristálticos, contrações feitas pelo estomago, é expelido pelas fezes.

Existe uma lenda que diz que o chiclete fica preso por sete anos, sem ser dissolvido, no entanto, o processo digestivo não permite isso, pois expele o material antes.

Então, o que acontece com o chiclete que foi mastigado, mas não foi cuspido? Na realidade, nada demais. Parte dos ingredientes, como os adoçantes, é decomposta, mas a base da goma de mascar é, em grande parte, não digerível. Por isso, é expelida nas fezes.

Apesar de não fazer mal algum ao organismo, não é interessante engolir goma de mascar, ou seja, chicletes. Quando o chiclete cai no estômago, nenhuma enzima produzida lá é capaz de destruí-lo, basta apenas mandar para o intestino e esperar que esse a elimine.

Também não é interessante ficar mastigando aquela borrachinha, isso não é saudável, pois a mastigação estimula o organismo a produzir enzimas digestivas, mas como não há ingestão de alimentos, as enzimas ficam perdidas no estômago. A mucosa interna do estômago se for um pouco mais sensível, pode até se machucar.

Mascar e engolir chicletes só causaria danos ou riscos, se a pessoa mascasse mais de dez chicletes juntos e engolisse uma bolona. Isso sim seria prejudicial, pois a massa seria grande, poderia obstruir a saída do estômago ou do intestino.

Como nenhum ser humano, teria a infeliz ideia de engolir uma quantidade tão grande de chicletes, isso tranquiliza as pessoas que por infelicidade tenha engolido algum.

Não faz mal a saúde, porém, é importante evitar sua ingestão. O chiclete deve ser consumido até acabar o açúcar e em seguida desprezado. Essa é a forma mais correta e se deliciar com esse gostosura.

Top