Chá verde: contra-indicações

O chá verde é oriundo do continente asiático e tornou-se popular devido à disseminação realizada pelos monges tibetanos. Ele chegou ao Brasil devido à…

Por Editorial MDT em 07/04/2012

O chá verde deve ser tomado com cautela devido suas cotraindicações.

O chá verde é oriundo do continente asiático e tornou-se popular devido à disseminação realizada pelos monges tibetanos. Ele chegou ao Brasil devido à migração japonesa e passou a ser cultivado especialmente na região sudeste.

A bebida é feita a partir da infusão da erva Camellia Sinensis. Sua coloração verde é resultado da pouca oxidação durante o processo de fervura. Esse chá possui uma enorme variedade de propriedade e benefícios para a saúde e é altamente eficaz na prevenção do câncer, além de reduzir as taxas de colesterol e triglicerídeos. Apesar de fazer bem para a saúde, essa bebida deve ser evitada em algumas situações.  Conheça um pouco mais sobre as contraindicações do chá verde.

Contra-indicações do chá verde para a saúde

  • Bloqueio da absorção de ferro

O tanino está presente em grandes quantidades no chá verde, ele é uma substância encontrada em vegetais verdes, responsável por impedir a absorção do ferro dos alimentos. Por isso é recomendável não ingerir a bebida antes das refeições, em especial aquelas que tenham alto teor de ferro.

Fique atento aos efeitos colaterais.

  • Insônia

O chá verde possui teofilina, estimulante parecido com a cafeína. Ao ingerir grandes quantidades da bebida, pode ocorrer elevação da pressão arterial, ocasionando insônia ou agitação durante o sono.

  • Arritmias e Taquicardia

Pessoas portadoras de doenças cardíacas não devem ingerir o chá verde. Isso também se deve ao fato de que a bebida possui alta concentração de teofilina, que é um potente vasodilatador, podendo acarretar um significativo aumento da pressão arterial. Consequentemente ao aumento da pressão podem ocorrer palpitações cardíacas irregulares, conhecidas como arritmias.

  • Estado gravídico

As mulheres grávidas não devem ingerir a bebida, devido a presença da substância teína no chá. Esse elemento químico possui propriedades que podem levar ao aceleramento dos batimentos cardíacos do feto. O chá ainda pode alterar o índice de ácido fólico da mãe, que é responsável pelo desenvolvimento cerebral do bebê.

Recomendações importantes para se beneficiar do chá verde

A dose diária recomendada de ingestão do chá verde é de até quatro xícaras. Não é aconselhável que o adoce com açúcares nem adoçantes. Dessa forma se torna uma bebida mais saudável. As contraindicações são relacionadas ao uso indiscriminado ou em altas doses, que pode ser muito mais prejudicial do que benéfico para a saúde. Por isso é importante tomá-lo com cautela.

Consuma com moderação.

Top