Chá laxante: receitas, cuidados

A prisão de ventre, digestão irregular, endurecimento das fezes e dor são problemas muito comuns. O uso de laxantes nem sempre é necessário. Na…

Por Editorial MDT em 27/01/2013

A prisão de ventre, digestão irregular, endurecimento das fezes e dor são problemas muito comuns. O uso de laxantes nem sempre é necessário. Na maioria dos casos, para solucionar o problema a mudança dos hábitos alimentares e uso da medicina alternativa pode ser de grande ajuda. Pensando nisso, selecionamos dicas de receitas e cuidados ao tomar chás laxantes.

Os chás laxantes ajudam no funcionamento intestinal. (Foto: divulgação)

Cuidados com chás laxantes

Com o intuito de deixar o corpo magro para o verão, muitas mulheres optam pelas famosas dietas milagrosas. Temos como exemplos, as dos chás digestivos e laxativos, que prometem emagrecer em pouco tempo. Os chás laxativos limpam o intestino e consequentemente secam a barriga. Por isso, podem causar uma impressão de emagrecimento corporal.  A maioria dessas bebidas atua acelerando o transito intestinal, irritando a mucosa que recobre as paredes intestinais.

O uso inadequado desses laxantes pode causar lesões da mucosa e trazer complicações como doenças intestinais, desequilíbrio da microflora intestinal, prejudicar o sistema imune e causar deficiências nutricionais. Os danos causados pelo uso em longo prazo podem gerar perda de sensibilidade das paredes intestinal, fazendo com que a pessoa tenha a sensação de que o laxante não faz mais efeito. Dessa forma, a pessoa passa a usar quantidades cada vez maiores.

A maioria das pessoas pensa que os chás naturais são inofensivos, porém especialistas afirmam que não é bem assim. Por mais naturais que eles sejam, as ervas nem sempre são inofensivas, por isso sua utilização deve ser feita sob orientação de um profissional capacitado.

O chá laxante pode causar problemas de saúde quando não consumido de maneira correta. (Foto: divulgação)

Veja também remédios naturais para a prisão de ventre 

Receitas de chás laxantes

1. Chá de sene:

Ingredientes: 50g de folha de sene, 15 g de folhas de erva-doce trituradas, 15g de flores de sabugueiro e 10 g de flores de camomila.

Modo de preparo: misture todos os ingredientes e cubra 1 colher de chá desse composto com 1 xícara de água fervente. Deixe agir por aproximadamente 5 minutos. Tome uma 1 xícara do chá feito na hora, três vezes ao dia.

2. Chá de ameixa

Ingredientes: 3 ameixas pretas e 1 xícara de água.

Modo de preparo: é muito fácil preparar esse chá, basta amassar as ameixas pretas e colocá-las em uma xícara com água. Cubra a solução e deixe descansar durante toda a noite. No dia seguinte, ferva o chá e misture bem. O ideal é tomar em jejum e comer a polpa da fruta cozida.

Aposte no chá de sene como laxante. (Foto: divulgação)

Veja também como preparar um laxante natural 

Os chás laxantes são grandes aliados do funcionamento intestinal, porém eles devem ser consumidos corretamente para evitar que causem sérios problemas a nossa saúde. Aposte nos chás naturais e procure um médico para avaliar melhor o caso.

 

Top