Remédios antiácidos: como tomar corretamente

Os medicamentos antiácidos são muito usados para aliviar os sintomas como queimação no estômago gerado pela má digestão. Porém, o que a maioria das…

Por Editorial MDT em 30/03/2013

Os medicamentos antiácidos são muito usados para aliviar os sintomas como queimação no estômago gerado pela má digestão. Porém, o que a maioria das pessoas não sabe é o que o uso indiscriminado dessas drogas pode ser prejudicial para a saúde. Saiba mais sobre o assunto e veja como tomar corretamente os remédios antiácidos.

O medicamentos antiácidos são muito usados para aliviar os sintomas da má digestão. (Foto: divulgação)

Remédios antiácidos

Quando abusamos na alimentação ou exageramos em algumas bebidas, podem surgir os sintomas de azia e má digestão. Dessa forma, começa a sensação de que a comida está presa na garganta, aparece a queimação, as náuseas e dores abdominais. Nessa hora, tudo o que queremos é optar pelos famosos remédios antiácidos.

Mesmo que os indivíduos não apresentem doenças como refluxo gastroesofágico ou gastrite, elas podem utilizar os antiácidos para aliviar o desconforto causado pela má digestão. Entretanto, é preciso saber como usa-los corretamente para que não ofereçam riscos para a saúde.

Os antiácidos devem ser tomados corretamente. (Foto: divulgação)

Veja também tratamentos para refluxo 

Como tomar corretamente os remédios antiácidos

1. Os medicamentos antiácidos não devem ser tomados como forma de prevenir os sintomas de azia e má digestão, pois são medicamentos que atuam neutralizando a acidez estomacal, podendo prejudicar na absorção de nutrientes alimentares. Sendo assim, eles devem ser ingeridos somente quando surgirem os sintomas;

2. As crianças podem fazer uso dos antiácidos, desde que seja sob orientação médica. A automedicação é arriscada tanto para os adultos, quanto para as crianças, por isso deve ser evitada;

3. Os antiácidos aliviam as sensações de mal estar e indigestão logo após serem consumidos. Sendo assim, se os sintomas não desaparecerem, um médico deverá ser procurado;

4. Esses medicamentos não devem ser tomados todos os dias, a não ser que tenha sido prescrito pelo médico. Dependendo da sua composição, ele pode causar diarreia ou até mesmo prisão de ventre. Além disso, eles contém bicarbonato em sua formulação podendo causar problemas ainda maiores, como alcalose sistêmica;

5. O uso dos antiácidos é contraindicado para pessoas portadoras de baixos níveis de fósforo no sangue, pois essa substância se liga ao ferro e o elimina. Aqueles que possuem magnésio não podem ser usados em portadores de insuficiência renal e também em portadores de apendicite, pois os efeitos laxativos e constipantes do medicamento podem aumentar o risco de perfuração intestinal.

O mais indicado é consultar o médico. (Foto: divulgação)

Veja também remédios caseiros para queimação 

Os medicamentos antiácidos são excelentes para o alívio rápido dos sintomas causados pela má digestão, azia, gastrite e outros problemas. Entretanto, eles devem ser usados corretamente para que não prejudiquem a saúde dos consumidores. Sendo assim, o mais indicado é consultar o médico antes de tomar qualquer remédio.

Top