Sais minerais: como repor

A prática intensa de exercícios físicos causa uma transpiração em excesso. Além da água, outros eletrólitos como sódio, potássio, o cloro e o magnésio,…

A prática intensa de exercícios físicos causa uma transpiração em excesso. Além da água, outros eletrólitos como sódio, potássio, o cloro e o magnésio, conhecidos como sais minerais, podem ser perdidos junto com o suor. Devido a isso, separamos algumas informações sobre como repor os sais minerais.

Conheça os perigos das bebidas esportivas.

A atividade física intensa pode causar desidratação. (Foto: divulgação)

Saiba quantos líquidos podem ser perdidos durante os exercícios físicos

A prática de atividade física intensa resulta em uma transpiração excessiva. Para se ter uma ideia, os exercícios físicos intensos podem proporcionar uma perda líquida de até 15 litros por dia, através do suor. Assim, em condições extremas de exercícios, é recomendado a ingestão de, no mínimo, 200 ml de água a cada 15 ou 20 minutos.

A transpiração excessiva pode levar à desidratação

Como foi anteriormente citado, uma sudorese intensa pode levar à desidratação, resultando em uma grande perda de sais, em especial, do sódio. Assim, é muito importante que o atleta tome muita água e reponha, de forma adequada, a perda de eletrólitos. Essa reposição previne a manifestação da hiponatremia que é a diminuição da concentração de sódio no sangue. Caso isso aconteça, um dos primeiros sinais desse problema, é o aparecimento de câimbras generalizadas, acompanhado de diminuição da performance do atleta.

Durante a prática de exercícios físicos, é muito importante que o indivíduo se hidrate. (Foto: divulgação)

Momento exato para a reposição dos eletrólitos

A reposição de sais é muito importante, em especial, durante a prática de exercícios físicos intensos e de longa duração. Assim, o atleta deve ingerir muita água e, sempre que possível, dispor de bebidas isotônicas. Além disso, é ideal ingerir pequenas quantidades de alimentos salgados, como batatas fritas, amendoim e algumas frutas. Isso contribui com a manutenção da hidratação, prevenindo futuras e graves consequências.

Leia Também:  Decoração de quarto de casal pequeno, fotos

Reconhecendo os sinais e sintomas da desidratação

É importante ressaltar que a perda de sais pode surgir mesmo sem a presença de desidratação. Assim, é mito importante que o indivíduo fique atento às manifestações clínicas da perda de sais, entre elas, podemos citar:

  • Câimbras;
  • Dor de cabeça;
  • Fadiga excessiva;
  • Dores musculares;
  • Náusea;
  • Vômito;
  • Diarreia;
  • Convulsões.

Manifestação da sede

A manifestação da sede é um sinal mais “atrasado” de que o corpo está precisando de água. Assim, a hidratação é a melhor forma de evitar possíveis consequências. Devido a isso, havendo disponibilidade de água ou outros líquidos é muito importante que o indivíduo beba uma grande quantidade de líquidos, porém sem exageros.

Saiba como repor os sais minerais perdidos durante a atividade físcia. (Foto: divulgação)

Durante a prática de exercícios físicos é essencial que o indivíduo reponha os sais perdidos. A melhor forma de alcançar o objetivo é através da ingestão de líquidos ou de bebidas isotônicas.

Saiba como evitar a desidratação.

Top