Ceia de Natal | Dicas, Pratos Principais, Sobremesa

bety 06/12/2021 Natal

O Natal está se aproximando e cresce o número de pessoas que vão em busca de dicas para a sua ceia. Seja para preparar a mesa ou sobre os pratos que irá servir, mas sempre há uma grande procura por esse tipo de informação. Para ter uma ceia de Natal perfeita é preciso avaliar diversos fatores, como o paladar de seus convidados e uma decoração que vá agradar a maioria. A seguir, confira algumas dicas e receitas para arrasar!

Ceia de Natal mesa com peru e pratos salgados

Como montar a mesa

Para montar a mesa de Natal e ela ficar linda, você pode dar mais atenção aos detalhes. Você pode usar várias coisas inspiradas em Natal para decorar a sua mesa, sem deixar de lado o conforto e o espaço para seus convidados. Você pode decorar a mesa com as cores vermelho e branco, vermelho e verde, branco e dourado, entre várias outras. Entretanto, a cor da decoração da mesa deve ser de acordo com a decoração do restante da casa.

Se você usar itens das duas cores escolhidas, grande parte da mesa já vai estar totalmente decorada no clima Natalino e você só precisará completar com alguns enfeites. Use uma toalha de mesa com o clima de Natal e no centro da mesa você pode colocar algum tipo de flor ou vaso com enfeites de Natal.

Quais os principais pratos salgados?

A ceia de Natal é recheada de pratos salgados e de sobremesas. Um dos pratos salgados que pode ser servido como entrada é o patê de atum com anchova. O chester também é um dos principais pratos salgados da ceia, sendo ideal prepara-lo com antecedência.

Outra opção além do Chester é um lombo assado com mel e maçãs, ele faz o maior sucesso. O bacalhau e o salpicão de frango são outras receitas salgadas que são consideradas tradicionais dessa festividade.

Quais as principais sobremesas?

Além dos pratos salgados, o Natal também é recheado de doces que são ingeridos após a ceia ou após o almoço de Natal. Há também receitas tradicionais que nunca podem faltar. As principais sobremesas de Natal são as seguintes: tiramissú, mousse de limão, cheesecake de frutas vermelhas, biscoito de Natal, pavê de morango, panetone, merengue de chocolate com frutas, cupcake de Natal, pudim de leite, mousse de chocolate, torta folheada de maçã com nozes, banana caramelizada com sorvete, entre outros.

Leia também: Bebidas para Ceia de Natal

Receitas Salgadas

Se você está sem ideias para preparar as receitas salgadas do Natal, poderá conferir a seguir algumas que separamos!

Arroz de Reveillon com Lentilhas

Para essa receita de arroz com lentilhas, você precisará dos ingredientes a seguir:

– 1 cebola;

– 2 folhas de louro;

– 3 xícaras de arroz;

– 2 colheres de sopa de azeite de oliva;

– ¾ de xícaras de lentilhas de molho;

– Cebolinha verde picada;

– Sal e pimenta do reino a gosto.

Cozinhe as lentilhas em uma panela com o louro e cerca de 3 xícaras de água. Deixe cozinhar por 30 minutos no fogo médio e adicione mais água se achar ser necessário. Em seguida, cozinhe o arroz do mesmo jeito que cozinhou a lentilha, temperando com sal e esperando secar. Em outra panela, coloque azeite e refogue a cebola picada. Quando começar a dourar, acrescente as lentilhas escorridas, tempere com sal e pimenta. Deixe cozinhar por 1 minuto, mexendo às vezes. Adicione o arroz cozido e a cebolinha picada às lentilhas, e misture. O arroz está pronto!

ceia de natal arroz de reveillon com lentilha

Receita de Chester

Para preparar o seu Chester de Natal, veja os ingredientes necessários:

– 1 xícara de chá de calda de laranja;

– 2 dentes de alho picados;

– 1 chester;

– 1 colher de sopa de molho inglês;

– 1 colher de sopa de alho;

– 2 cebolas;

– Sal, pimenta do reino e manteiga a gosto.

Tempere o chester com todos os temperos da receita e outros que você possa gostar. Coloque as cebolas inteiras nas cavidades dele e deixe descansar por 6 horas para tomar gosto. Coloque o chester em uma assadeira e leve-o ao forno, colocando alguns pedaços de manteiga. Cubra com o papel alumínio e asse por 40 minutos. Depois retire o papel alumínio e asse mais um pouco até ficar douradinho.

ceia de natal receita de chester

Salpicão

O salpicão é uma receita tradicional do Natal. Veja a seguir os ingredientes para preparar:

– 300 gramas de milho em conserva;

– 300 gramas de batata palha;

– 1 kg de filé de frango cozido com sal;

– 3 colheres de creme de leite sem soro;

– 2 cebolas pequenas;

– 2 cenouras raladas;

– 1 maçã;

– 1 pimentão vermelho pequeno e picado;

– 200 gramas de uvas passas pretas sem caroço;

– 100 gramas de azeitonas pretas;

– Salsinha, sal, azeite e limão a gosto;

– Maionese.

Primeiro cozinhe o frango, depois desfie-o e reserve. Rale a cenoura e reserve; pique a cenoura e reserve. Rale a cebola em um ralo grosso e esprema para tirar o excesso de líquido. Misture com os demais ingredientes e também as uvas, a salsa já picada e a maçã cortada. Adicione o milho e a ervilha, tempere com o sal, limão e azeite. Adicione maionese até que dê o ponto desejado. Finalize com o creme de leite e deixe na geladeira até a hora de servir.

ceia de natal salpicão

Torta de Frango

Ingredientes

Massa

  • 3 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 6 colheres (sopa) de manteiga
  • ½ lata de creme de leite
  • 2 gemas
  • 1 colher (chá) de fermento em pó
  • 1 colher (chá) de sal

Recheio

  • 1 colher (sopa) de óleo
  • 4 dentes de alho picados
  • 2 cebolas médias picadas
  • 2 tomates médios picados
  • 1 peito de frango grande cozido e desfiado
  • 2 tabletes de caldo de galinha
  • 1 vidro de palmito picado (300 g)
  • ½ lata de creme de leite
  • 1 pitada de pimenta-do-reino
  • 2 colheres (sopa) de cheiro-verde picado
  • 1 gema para pincelar

Modo de Preparo
Massa: Em um recipiente coloque farinha de trigo, faça uma cova no centro, adicione a manteiga, o creme de leite, as gemas, o fermente o em pó e o sal. Misture-os com as pontas dos dedos, até que a massa solte completamente das mãos. Deixe descansar por 30 minutos na geladeira. Forre o fundo e a lateral de uma forma de aro removível (26 cm de diâmetro), reservando cerca de um terço da massa para a cobertura.

Recheio: Em uma panela, aqueça o óleo e refogue o alho e as cebolas. Junte os tomates e refogue por 5 minutos. Acrescente o frango desfiado, os tabletes de caldo de galinha dissolvidos em 1 xícara (chá) de água e refogue até secar a água. Acrescente o palmito, o creme de leite, a pimenta-do-reino e o cheiro verde, misture bem e coloque sobre a massa já na forma. Abra a massa reservada com auxílio de um rolo, cubra a torta, fechando bem as bordas, pincele com a gema e leve ao forno médio (180°C), preaquecido, por cerca de 40 minutos ou até dourar. Sirva.

Receitas de Sobremesa

As sobremesas também não podem faltar na ceia de Natal!

Receita de Pavê

Ingredientes para o pavê:

– 1 caixa de creme de leite;

– 3 colheres de sopa de maisena;

– 1 litro de leite;

– 2 colheres de chocolate em pó solúvel;

– 1 lata de leite condensado;

– Chocolate ralado;

– Nozes picadas;

– Biscoitos Champagne.

Primeiro dissolva a maisena em um copo de leite e reserve. Coloque o restante do leite em uma panela e adicione o leite condensado e o chocolate. Coloque para ferver e quando levantar a fervura, adicione o leite com a maisena devagar e sem parar de mexer. Deixe engrossar, mas não pare de mexer. Em seguida, deixe esfriar e adicione o creme de leite, mexendo com uma colher.

Molhe os biscoitos em uma mistura do leite com achocolatado e faça a montagem em um recipiente de vidro. Coloque uma camada dos biscoitos, uma camada do creme e uma camada de chocolate ao leite ralado, por fim uma camada de nozes. Repita as camadas até encher o recipiente.

ceia de natal pevê de chocolate

Receita de Mousse

Ingredientes:

– ½ lata de licor de menta;

– 1 xícara de chá de água;

– 1 lata de leite condensado;

– 100 gramas de chocolate ao leite picado;

– 1 lata de creme de leite;

– 1 envelope de gelatina sem sabor.

Comece hidratando a gelatina na água, depois leve ao fogo em banho-maria e mexa até que dissolva. Leve a gelatina para o liquidificador e acrescente o creme de leite e o licor. Bata por 1 minuto. Coloque o chocolate em uma forma e coloque sobre ele o creme. Leve para gelar e estará pronto.

ceia de natal mouse de chocolate

Receita de Rabanada

Ingredientes:

– 1 pitada de canela;

– 2 xícaras de leite;

– 3 ovos batidos;

– 4 pães franceses;

– 1 lata de leite condensado;

– Canela e açúcar a gosto.

Corte os pães em fatias médias. Misture o leite com o leite condensado em um recipiente e mergulhe as fatias de pão nessa mistura até elas ficarem bem molhadas. Bata os ovos em outro recipiente e adicione a canela. Passe as fatias de pão molhadas nessa mistura com canela, depois frite no óleo quente e escorra em papel toalha. Depois é só passar na canela e no açúcar.

ceia de natal rabanada

Tiramisù com Chocottone

Ingredientes

  • 3 ovos
    1 xícara (chá) de açúcar
    200 g de mascarpone
    200 g de chocottone
    1/2 xícara (chá) de café bem forte
    2 colheres (sopa) de rum
    50 g de chocolate amargo em pó

Modo de preparo
Misture as gemas e o açúcar em uma tigela e bata com uma batedeira elétrica até que fiquem bem branquinhas. Incorpore o mascarpone e continue batendo. Reserve. Bata as claras em neve firme e misture delicadamente ao creme de mascarpone. Junte o café e o rum em um prato. Passe o chocottone cortado em fatias por esta mistura. Em um pote de vidro coloque uma parte do creme e cubra com algumas fatias de chocottone. Repita a operação finalizando com o creme. Polvilhe com o chocolate em pó. Cubra com filme plástico e leve à geladeira por 4 horas. Sirva gelado.

Gostou das receitas? Agora é basta você colocar  mão na massa para preparar uma ceia de Natal completa e deliciosa.

Outros artigos

Como Tratar da Pele no Inverno

04/06/2011

Como Tratar da Pele no Inverno

Quem sofre de um mal chamado de pele seca, agora em junho, com a chegada oficial do inverno, vai entrar na fase mais delicada que sua pele poderá enfrentar. É qu...