Ceia de Ano Novo | Dicas, Pratos Principais, Sobremesa

A ceia de Ano Novo é um momento especial em que geralmente se passa com os amigos e familiares. Além de decidir os pratos…

A ceia de Ano Novo é um momento especial em que geralmente se passa com os amigos e familiares. Além de decidir os pratos para o momento, é preciso pensar na decoração da mesa para que ela agrade a todos e seja condizente com o momento. Hoje você poderá conferir algumas dicas para montar uma mesa de Ano Novo muito bonita, além de conferir as receitas dos principais pratos que não podem faltar em sua ceia. Confira!

ceia de ano novo mesa prontaComo montar a mesa

A mesa da ceia de Ano Novo deve ser principalmente branca, mas você deve apostar em detalhes em dourado para deixar o ar mais sofisticado e elegante. No centro da mesa podem ter arranjos de flores e vasos, assim como velas. Você deve ainda priorizar pelo conforto de seus convidados, sendo assim às vezes menos pode ser mais. Invista em uma toalha de mesa branca com detalhes, use pratos, garfos, facas e copos brancos, usando apenas alguns arranjos e outros tipos de enfeites na parte central da mesa.

É bem fácil de criar uma decoração temática de Ano Novo para a ceia, principalmente porque o principal de se usar é o branco, dourado e prateado.

ceia de ano novo pratos decorados para a mesa

Quais os principais pratos salgados?

Os pratos salgados da ceia de Ano Novo são necessários principalmente para o momento da ceia, onde todos se sentam e comem juntos. Uma das opções é preparar peixe assado, mas também é bastante comum o preparo de algum pernil ou até mesmo de bacalhau. Outros pratos salgados típicos do Ano Novo: cuscuz, maionese de frango, filé mignon, salpicão, entre outros.

Leia também: Sugestões para Ceia de ano novo

Quais as principais sobremesas?

As sobremesas também não podem faltar, sendo o momento mais esperado da noite. Existem vários doces que podem ser preparados para o Ano Novo, mas os principais são: quindim, cookies recheados, mousse de chocolate, tortas, pudim, pavê, bolos e até mesmo sorvetes.

Se você nem tem ideia do que fazer, poderá conferir algumas receitas que separamos a seguir!

Receitas Salgadas

Agora você poderá ver o preparo de três receitas salgadas que são ideais para essa época do ano!

Arroz Natalino

Ingredientes:

– 1 dente de alho picado;

– 4 xícaras de chá de arroz cozido;

– 1 xícara de chá de amêndoas sem casca torradas;

– 1 xícara de chá de pimentão picado;

– 1 cebola picada;

– 1 xícara de chá de uvas-passas sem sementes;

– 1 xícara de chá de cenoura em cubos;

– 2 colheres de sopa de azeite;

– 1 xícara de chá de nozes picadas;

– 1 xícara de chá de tomate sem pele e sem sementes picado;

– Sal a gosto.

Misture as uvas com as nozes e as amêndoas, em seguida reserve. Frite a cebola e o alho no azeite em uma panela por 5 minutos. Adicione a cenoura, o tomate, o pimentão e o sal; refogue por 5 minutos e acrescente o arroz já cozido, a mistura reservada e mexa. Está pronto o seu arroz natalino!

ceia de ano novo arroz natalino

Receita de Peru

Ingredientes:

– 4 latas de cerveja;

– 100 gramas de manteiga cortada em cubos;

– 3 dentes de alho;

– 1 peru de 5 kg;

– 200 gramas de bacon em fatias;

– 2 cebolas;

– 4 folhas de louro;

– 4 ramos de tomilho.

Depois de descongelar o peru corretamente e retirar os seus miúdos, coloque-o em um recipiente e lave-o na água corrente. Cubra-o com água limpa e deixe descansando por 10 minutos. Descarte a água e repita o procedimento. Descasque as cebolas e os dentes de alho; depois pique-os e reserve. Transfira o peru para um escorredor e elimine toda a água. Coloque-o novamente no recipiente, adicione o alho e a cebola picados, acrescente o louro e o tomilho. Regue com a cerveja e cubra com papel filme. Deixe marinando na geladeira por 12 horas. Você deve retirar o peru da geladeira 30 minutos antes de assar. Regue-o com a marinada e adicione os cubos de manteiga. Coloque as fatias de bacon no torso do peru e cubra com papel alumínio. Asse por 3 horas, retirando o papel alumínio e regando-o com a marinada a cada 30 minutos. Faltando 30 minutos, retire o papel, vire o peru e volte ao forno pela meia hora que falta.

ceia de ano novo peru

Salpicão

Ingredientes:

– 2 cenouras raladas;

– 200 gramas de batata palha;

– 1 peito de frango cozido e desfiado;

– 5 talos de salsão limpos e picados;

– 2 maçãs sem casca cortadas em cubos;

– 500 gramas de maionese;

– 1 lata de milho verde;

– 100 gramas de uvas passas sem sementes;

– 1 lata de ervilhas;

– 1 vidro de palmito picado;

– 100 gramas de azeitonas sem caroço;

– 1 cebola picada;

– ½ abacaxi picado.

Quando o frango estiver desfiado, acrescente a ele os ingredientes ralados e picados, como foi instruído. Misture a maionese até dar liga e depois é só adicionar a batata palha.

ceia de ano novo salpicao

Receitas de Sobremesa

Agora veja algumas receitas de sobremesa!

Receita de Panetone

Ingredientes para a esponja:

– ½ xícara de chá de água morna;

– ½ xícara de chá de farinha de trigo;

– ½ envelope de fermento biológico seco;

– 1 colher de sopa de açúcar.

Demais ingredientes:

– 2 colheres de sopa de essência de panetone;

– 250 ml de leite em temperatura ambiente;

– 2 ovos batidos;

– 1 e ½ colheres de sopa de manteiga sem sal amolecida;

– Esponja do panetone;

– 1 pitada de sal;

– ½ kg de farinha de trigo;

– 10 colheres de sopa de açúcar.

Comece pela esponja, misturando todos os seus ingredientes e deixando-os descansar por 20 minutos em um local quente. Depois misture a esponja com o leite, a manteiga, os ovos e a essência. Adicione os demais ingredientes à essa mistura e quando eles estiverem bem misturados, adicione uvas passas e outras frutas cristalizadas de sua preferência. Coloque nas formas de panetone e deixe descansando por 40 minutos, depois asse até dourar.

ceia de ano novo panetone

Receita de Mousse

Ingredientes:

– 5 limões;

– 200 gramas de chocolate ao leite picado;

– 2 latas de leite condensado;

– 1 pacote de bolacha Waffer de chocolate;

– 3 latas de creme de leite;

– 1 colher de gelatina em pó sem sabor;

– 5 colheres de sopa de água;

Leve o leite condensado ao liquidificador e acrescente apenas duas caixas do creme de leite e o suco dos limões. Bata por cinco minutos e reserve. Dissolva a gelatina com a água e leve ao micro-ondas por 8 segundos. Mexa bem. Adicione a gelatina dissolvida ao creme do liquidificador e bata por mais 2 minutos. Coloque esse creme em um recipiente e leve ao freezer. Derreta o chocolate no micro-ondas e acrescente a caixa restante de creme de leite. Misture bem e adicione por cima do creme que estava no freezer. Pique a bolacha por cima e depois deixe na geladeira por algumas horas.

ceia de ano novo mousse

Receita de Rabanada

Ingredientes:

– 1 panetone com frutas fatiado;

– 1 xícara de chá de açúcar e canela misturados;

– 1 ovo;

– 1 xícara de chá de leite;

– Manteiga a gosto;

– 1 xícara de chá de leite (creme);

– 1 colher de chá de amido de milho (creme);

– 1 gema (creme);

– 2 colheres de sopa de açúcar (creme).

Quebre o ovo e bata bem com o garfo. Adicione o leite e misture. Coloque uma fatia de rabanada nessa mistura e banhe-a. Transfira a rabanada para uma assadeira antiaderente e leve ao forno por 10 minutos. Vire e asse do outro lado. Depois é só passar na mistura de açúcar com canela. Para o creme, leve os ingredientes ao fogo e misture bem até que engrosse. Deixe esfriar e sirva junto das rabanadas.

ceia de ano novo rabanada


Top