Caspa: o que é, quais as principais causas

As caspas são problemas comuns na população e trazem muito incômodo ao indivíduo. Há muitas pessoas que acreditam que o aparecimento do problema se…

As caspas são problemas comuns na população e trazem muito incômodo ao indivíduo. Há muitas pessoas que acreditam que o aparecimento do problema se dá devido a falta de higiene, porém isso não é verdade. Existem diversos mitos e verdades sobre a caspa. Na maior parte das vezes o problema ocorre devido a uma descamação do couro cabeludo que pode ser desencadeada por fatores hormonais, mudanças bruscas de temperatura e, até mesmo, o estresse. Saiba o que é e quais as principais causa da caspa.

 

Caspa: o que é, quais as principais causas

Caspa – um problema comum

De acordo com dados de especialistas, a caspa afeta cerca de 32% da população brasileira. Ela costuma atingir ambos os sexos, sendo 42% entre os homens e 39% entre as mulheres. Diferente do que as pessoas pensam, a caspa pode surgir tanto em cabelos secos, quanto oleosos.

Saiba como a caspa acontece

O couro cabeludo é formado de pele, que descama devido à perda das células mortas. A descamação fisiológica não é perceptível, por ser muito fina. Por outro lado, quando a descamação é mais intensa, a pessoa costuma perder pedaços maiores da pele, dando o aspecto de “floquinhos” brancos. A essa patologia denominamos dermatite seborreica ou, como é popularmente conhecida, caspa.

Fatores desencadeantes da caspa

A caspa costuma aparecer por diversos fatores, entre eles o clima seco do outono/inverno. Além disso, o estresse diário também pode ser um estímulo para o crescimento mais acelerado das células, colaborando com a descamação acelerada. No caso da mulher, a descamação pode ser causada por alterações hormonais.

Leia Também:  Receita Natural Contra Caspas

Aprenda a cuidar do problema

É importante ressaltar que ainda não há cura definitiva para a caspa, no entanto, ela pode ser controlada. A primeira fase do tratamento da caspa, é comprar um xampu que possua ação anticaspa. Em geral, esses produtos funcionam, pois apresentam em sua composição, substâncias que diminuem a divisão celular do couro cabeludo, colaborando com a diminuição da descamação. Entre os produtos que apresentam essa função estão o zinco e o cetoconazol. Vale ressaltar que, diante de uma descamação muito grave, o médico dermatologista poderá indicar o uso de medicamentos específicos.

Adote novos hábitos

Separamos abaixo algumas dicas de cuidados que ajudarão o indivíduo que sofre de caspa a combater o problema. São elas:

  • Lavar o cabelo todos os dias em água morna, de modo a evitar o acúmulo das escamas descamadas;
  • Na hora do banho, o indivíduo deve evitar o uso das unhas para esfregar o couro cabeludo. Utilize apensas as pontas dos dedos;
  • Evite mexer nos cabelos, todo o instante;
  • Evite a ingestão excessiva de alimentos gordurosos ou que sejam ricos em açúcar.
A caspa é um problema que afeta grande parte da população. Apesar desse problema não ter cura, através de um tratamento adequado, associado a mudança de alguns hábitos, a caspa pode ser controlada.
Veja abaixo 5 Dicas para acabar com as caspas:

Top