Carteira de habilitação gratuita como conseguir

Afinal, é possível ter a CNH gratuitamente? Carteira de habilitação gratuita como conseguir?  O preço de uma carteira de habilitação é absurdo em nosso país e muitas pessoas não podem pagar esse valor mesmo precisando ter este documento. A boa notícia é que existe o projeto CNH Popular, criado em 2008, que concede carteira de habilitação grátis para pessoas que desejam tirar sua primeira carteira ou para pessoas já habilitadas que desejam adicionar categorias em sua carteira. É necessário estar dentro dos requisitos pedidos para ter acesso a este projeto. Saiba tudo sobre carteira de habilitação gratuita como conseguir.

Carteira de habilitação gratuita como conseguir (Foto: Exame/Abril)

Carteira de habilitação gratuita como conseguir (Foto: Exame/Abril)

Carteira de habilitação gratuita como conseguir

É possível ter carteira de habilitação gratuita como conseguir? Tirar a carteira mais básica atualmente custa cerca de R$ 1.000 reais dependendo da cidade onde você mora, um preço nada barato e muito questionado por muitas pessoas, já que boa parte desse valor seriam impostos. O programa de carteira de habilitação gratuita oferece a cada capital mais de mil vagas. Veja abaixo quem pode participar do CNH Popular:

  • Cidadão com renda familiar igual ou superior a 1,5 salário mínimo.
  • Cidadão que comprove que nunca teve experiência de trabalho ou que esteja desempregado há mais de 1 ano.
  • Alunos de programa do governo que estejam em dias com tudo o que é exigido pelo devido programa.

Leia mais informações sobre: CNH Grátis, Carteira de Habilitação Popular do Detran

Inscrições para a CNH gratuita

Para participar é preciso seguir os requisitos (Foto: Exame/Abril)

Para participar é preciso seguir os requisitos (Foto: Exame/Abril)

A inscrição geralmente é feita pela internet ou diretamente nos CFCs, quando o projeto é lançado, já que o caráter de escolha dos candidatos não se dá por ordem de chegada, mas sim por sua classificação financeira e social. Os documentos necessarios para conseguir carteira de habilitação gratuita são:

  • Documento oficial de identificação (original e 2 fotocópias);
  • Cadastro de Pessoa Física – CPF (original e 2 fotocópias);
  • Certidão de Nascimento dos dependentes (filhos) e Certidão de Casamento (cônjuge), se houver dependentes (original e fotocópia);
  • Comprovante de residência ou domicílio no Estado de Pernambuco (original e fotocópia);
  • Declaração, a próprio punho, de que sabe ler e escrever, lavrada no ato da comprovação;
  • Termo de Responsabilidade sobre as informações prestadas na inscrição, assinado no ato da comprovação;
  • Declaração de que conhece e aceita todas as condições de participação do Programa Popular de Formação, Qualificação e Habilitação Profissional de Condutores de Veículos Automotores, assinada no ato da comprovação;
  • Declaração de renda familiar, assinada no ato da comprovação (formulário próprio do DETRAN).

Primeira CNH

Documento tem ficado mais caro nas escolas especializadas (Foto: Exame/Abril)

Documento tem ficado mais caro nas escolas especializadas (Foto: Exame/Abril)

Além de toda a documentação exigida acima, os inscritos para Primeira Habilitação devem ser maiores de 18 anos, saber ler e escrever, possuir Documento de Identidade e Cadastro de Pessoa Física (CPF), comprovar domicílio e não estar judicialmente impedido de tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Além disso, tem ainda o programa do Sest Senat que facilita a vida de quem vai tirar a habilitação para trabalhar com isso, com o transporte em si. Quem quiser saber todos os detalhes do projeto pode e deve entrar em contato com o órgão para mais informações. Confira a página deles clicando aqui.

CNH Popular 2018 vagas e inscrições

25% das vagas doa CNH Popular é destinada para pessoas com renda familiar mensal igual ou inferior a três salários mínimos; também esta população deve comprovar que não teve experiência anterior junto ao mercado de trabalho ou que esteja desempregado; 20% das vagas para beneficiários do Bolsa Família; 20% das vagas para alunos matriculados no Ensino Fundamental ou médio da Rede Pública de Ensino ou quem já finalizou os estudos em um intervalo de um ano. Entre outros percentuais que podem diferenciar de Estado para Estado que tem algumas iniciativas sociais regionais.

Confira as informações do Detran do seu estado (Foto: Exame/Abril)

Confira as informações do Detran do seu estado (Foto: Exame/Abril)

Os interessados na inscrição no CNH Popular devem entrar no site do DETRAN do seu Estado e ver se houve abertura do processo seletivo da CNH Social e somente durante o período de abertura é permitido a inscrição. Encerrada as inscrições, os candidatos inscritos passarão por uma seleção que tem alguns critérios de desempate de acordo com o estabelecido pelo programa. Quem perdeu, terá que esperar novas instruções para ter acesso ao benefício.

Leia mais informações sobre: Inscrição Carteira Popular de Habilitação Grátis Ceará

Veja como conseguir uma CNH gratuita em 2018

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

33 Comments - Add Comment

Reply