Aposentados e pensionistas do INSS: golpe de estelionatários

Felipo Bellini 11/10/2021 Notícias

Ao observarmos os tempos atuais, podemos ver uma alta em golpes contra pensionistas do INSS. De um lado, uma vítima que recebe o benefício, do outro uma pessoa que deseja extorquir. A cada dia que passa, esse tipo de golpe é mais comum entre os beneficiários, e em tempos de crise e inflação alta, isso é um grande problema em nosso país.

Senhor pensionistas do INSS contando dinheiro

Fonte/Reprodução: Original

Quais são os golpes dos estelionatários em aposentados do INSS

Existem diversos golpes que são utilizados pelos criminosos para obtenção dos valores, ou para usar algum crédito por meio do benefício. Entre eles existem os golpes de informações, golpe dos atrasados do INSS, golpe para obtenção de crédito consignado, golpe do cartão clonado, golpe da auditoria previdenciária, entre outras formas.

Golpe dos atrasados do INSS

Nesses casos, o golpista entra em contato com a vítima solicitando alguns dados, para que os benefícios atrasados sejam liberados de forma mais rápida. Então fazem o pedido dos documentos da pessoa e solicitam um tipo de depósito que não existe, para que com isso o valor seja liberado. Assim, ele obtém informações privilegiadas para obtenção dos valores.

Golpe do crédito consignado (aposentados e pensionistas do INSS) 

Esse tipo de golpe está ligado às instituições bancárias, no qual enviam uma quantia em dinheiro à conta do beneficiário do INSS sem sua permissão, cobrado de forma indevida por esse valor que não foi solicitado, utilizando um crédito consignado e debitando as parcelas no valor recebido pelo contribuinte. Acarretando em problemas relevantes no patrimônio dessas pessoas.

Golpe do cartão clonado

O Golpe do cartão clonado é um dos preferidos entre os criminosos. Com ele é obtido informações privilegiadas dos idosos, como dados bancários e até mesmo a senha dos mesmos. 

Homem usando cartão de crédito

Fonte/Reprodução: original

Com as informações em mãos, o golpista envia um motoboy para a retirada do cartão, e com todas as informações em mãos, eles utilizam para efetuar compras, empréstimos indevidos, e até saques nas contas.

Golpe da auditoria previdenciária

Outro meio muito comum entre os criminosos da auditoria previdenciária. Nessa categoria de extorsão os golpistas mandam documentos se passando por uma “Auditoria Geral Previdenciária” falsa, fazendo uma convocação para uma espécie de resgate. 

Geralmente, os documentos têm informações a cerca do que o contribuinte tem direito em resgates de valores, quase sempre informando que são quantias devidas a participantes de carteira de pecúlio que teriam sido descontados na folha de pagamento como uma aposentadoria complementar.

Outros artigos

Sugestões de presentes para decorar a casa

29/12/2011

Sugestões de presentes para decorar a casa

[caption id="attachment_366647" align="alignnone" width="530" caption="Sofá com design de vaca"][/caption] Alguns objetos decorativos são tão incríveis que podem ...

Esmaltes Pastéis Revlon Nail Enamel

07/05/2011

Esmaltes Pastéis Revlon Nail Enamel

Não existe mulher sem esmalte e esmalte sem mulheres um depende do outro para viver, pode parecer exagero, mas é bem assim que acontece mesmo, pois dês de pequenas a...