Canicross: o esporte para cães e donos

O Canicross é uma atividade perfeita para as pessoas que gostam de cães e de esportes. Sua função consiste em unir estes dois universos…

O Canicross é uma atividade perfeita para as pessoas que gostam de cães e de esportes. Sua função consiste em unir estes dois universos diferentes, permitindo que o indivíduo desfrute da companhia do seu cachorro ao mesmo tempo em que pratica um exercício físico.

Canicross é uma modalidade de corrida com cão e dono. (Foto:Divulgação)

Com a intenção de unir a corrida convencional ao passeio com o cão, o canicross ganhou adeptos em todas as partes do mundo. A prática ainda está buscando espaço entre os brasileiros, mas já existe na Europa desde os anos 90.

A ideia da corrida com cachorro fez tanto sucesso que motivou a criação de campeonatos pelo mundo a fora. Os corredores competem com os seus cães na busca pelos melhores resultados e ainda curtem momentos especiais ao lado do animal de estimação.

Saiba mais: Dicas para passear com seu cachorro

Como funciona o Canicross?

O Canicross é uma modalidade de corrida que veio para ficar, mas requer alguns cuidados para ser feita adequadamente. Em primeiro lugar, é importante que o praticante tenha em mente que não é qualquer raça canina que tem afinidade com o canicross. Um cão de porte pequeno, como o pinscher, pode até praticar corrida, mas a distância percorrida não pode ser a mesma de um labrador. O animal normalmente dá sinais de cansaço quando não quer mais correr: se joga no chão, fica de boca aberta e com os olhos esbugalhados.

É necessário reconhecer as limitações de cada raça na hora de correr. (Foto:Divulgação)

O homem e o cão necessitam de preparo físico para encarar as rotinas pesadas de treino do canicross. Da mesma forma que o humano faz exames para avaliar se está tudo bem com o organismo, o pet também precisa passar por um check-up, capaz de atestar as boas condições físicas. Até que o cão esteja pronto para as corridas mais intensas, o proprietário deve realizar caminhadas leves.

Leia Também:  10 animais da vida real que inspiraram Pokémons

Nenhum equipamento é obrigatório para a prática de canicross, mas existem itens específicos para este esporte, como o cinto usado pelo dono para conduzir o cão e ao mesmo tempo manter as mãos livres. O arnês, um tipo de peitoral apropriado para o pet, também é um elemento bastante usado para uma corrida mais segura e confortável, tal como a guia com amortecedor.

É importante ressaltar que o canicross não pode ser praticado em áreas com asfalto e nem em dias com o clima muito quente. Os proprietários também devem evitar lugares com grande circulação.

Quais os benefícios do canicross?

O canicross aumenta a interação do cachorro como seu dono. (Foto:Divulgação)

O canicross não é simplesmente uma nova modalidade esportiva, na verdade trata-se de um meio criado para reforçar a interação do homem com o seu pet. A corrida cria um companheirismo e faz com que o cão se sinta muito mais feliz e valorizado. O dono também se sente bem e adquire motivação para quebrar os próprios recordes junto com o parceiro de corrida.

Além de unir homem e pet, o canicross também é uma opção perfeita para melhorar o condicionamento físico e, consequentemente, fortalecer a saúde do corpo.

Veja também: Prepare o cão para o primeiro passeio

Top