Fotos de cães da raça basset

Bastante famosa no Brasil, devido a uma propaganda veiculada na televisão, nos anos 90, a raça Basset até hoje faz um grande sucesso no…

Por Andre em 23/08/2012

Bastante famosa no Brasil, devido a uma propaganda veiculada na televisão, nos anos 90, a raça Basset até hoje faz um grande sucesso no país. A raça surgiu no século XIX, na França, do cruzamento de cães Beagle e Bloodhound, de quem os Bassets herdaram diversas características.

O Basset é um cão que atrai muita atenção (Foto: Divulgação)

Entre as características herdadas pelo Basset Hound, nomenclatura pela qual também é conhecida a raça, é possível destacar as patas curtas e grossas, a baixa estatura e o faro muito apurado, o que fez com que a raça fosse usada, assim que foi desenvolvida, na caça de pequenos animais, como lebres e coelhos, entre outros.

Hoje em dia, ele deixou um pouco da sua herança de caçador de lado, atuando mais como cão de companhia, se saindo muito bem com as crianças e idosos, já que dispõem de muita paciência, adoram brincar, são extremamente carinhosos e raramente se mostram agressivos.

Parente do Basset: Fotos de cães da raça Beagle

Aparência do Basset

A sua aparência é muito bem definida e cheia de charme, para muitas pessoas (Foto: Divulgação)

O Basset possui um corpo comprido e baixinho, com pelagem curta e lisa, que geralmente se apresenta na combinação de três cores (preta, marrom e branca) ou de dois tons (preto e branco ou branco e marrom). A sua pele é frouxa e quando ele se abaixe, são formadas várias rugas ao longo do corpo do Basset.

Outra característica marcante da raça está nas orelhas longas e caídas, que dão um certo charme ao Basset, encantando a muitas pessoas. Além disso, o cão possui um pescoço forte e cheio de dobras e a cauda é longa e afinada, podendo apresentar uma pinta branca na ponta, enquanto os olhos são em formato de losango e trazem tons escuros.

Com relação às medidas, ele tem, em média, de 33cm a 38cm de altura e o peso varia de 20kg a 30kg. Ele apresenta tendência à obesidade, por isso é preciso tomar cuidado com a alimentação.

Outra raça que faz sucesso: Fotos de cães da raça poodle

Temperamento do Basset

Apesar da carinha de triste, o Basset é bem alegre e cheio de energia (Foto: Divulgação)

Ao contrário do que aparenta, o Basset não é triste e nem apático. Os cães da raça são bastante alegres, carinhosos e simpáticos, inclusive com pessoas estranhas e outros animais de estimação. O que ele não gosta é de ficar sozinho, daí vem a recomendação de deixá-lo sempre acompanhado, nem que seja de outro cão.

Com o passar do tempo, ele pode ficar um pouco preguiçoso, passando a maior parte do dia descansando em seu cantinho, o que aumenta a possibilidade do aparecimento da obesidade. Porém, se você levá-lo para passear, certamente ele ficará mais animado com a prática de atividades físicas.

Top