Dicas para passear com seu cachorro

Assim como o ser humano, o melhor amigo do homem também necessita obter um convívio social para não cair na monotonia da rotina e consequentemente, ficar estressado. Pensando em uma vida mais harmoniosa entre você e seu companheiro, elaboramos dicas para passear com seu cachorro, que valem a pena conferir:

Respeito

Muito se sabe sobre cães desesperados, que na maioria das vezes puxam a coleira de modo que o dono é quem é levado para passear pelo animal. Também existem aqueles que ao saírem para a rua, procuram latir deliberadamente para as pessoas, ou até mesmo chega a avançar em alguma delas. Para que este evento desagradável não ocorra, é necessário estipularmos limites de respeito começando dentro de nossa própria casa.

Jamais aceite chantagens do seu cão e o ensine a lhe obedecer sem esperar nada em troca. Assim como ocorre com nossos filhos, eduque seu bichinho de estimação antes de levá-lo para o mundo afora, a fim de evitar equívocos posteriores.

Ansiedade

Saber lidar com a ansiedade de nosso companheiro animal, é sem sombra de dúvidas algo muito difícil. Ao ver que você está se arrumando ou abrindo a porta de casa para iniciar o passeio, o cão fica extremamente eufórico e agitado.

Para vencer o problema,  a dica é sempre mudar o foco de suas ações: ao ver que ele percebeu que irá sair de casa, procure beber um copo d’água, dar uma volta pelo quintal ou comer alguma coisa enquanto o animal fica mais calmo – isso beneficiará a ambos na hora de fazer um agradável passeio.

É válido também colocar nele a coleira várias vezes ao dia, realizando passeios dentro de sua própria residência – assim isso se torna uma ação corriqueira e não um tão esperado evento.

Locais

Inicie o passeio sempre em locais tranquilos  ou que não tenham tanta gente, preferencialmente. A partir do momento em que o animal for se adaptando, vá gradualmente liberando outros tipos de ambientes para que ele possa frequentar.

É sempre importante estabelecer que você está no domínio da situação. Portanto, quando o animal procurar desviar sua rota, pare e espere ele lhe acompanhar novamente e o corrija chamando-o pelo nome.

As dicas para passear com seu cachorro aqui estabelecidas, visam uma melhor convivência entre você e seu melhor amigo, de modo a propiciar que o cão saiba lidar com suas obrigações. Portanto, não se esqueça de que você também possui deveres, como ter sempre paciência com o seu melhor amigo, cuidar de sua saúde e bem-estar e também manter as condições de higiene dele e dos locais em que ele frequentar. Dito, leve sempre consigo saquinhos plásticos caso o cão faça suas necessidades em estabelecimentos públicos. Jamais o repreenda e sim o ensine com inteligência e auxílio de profissionais especializados.

Reply