Fibrose cística: sintomas, tratamento

A fibrose cística é uma doença causada por uma alteração genética, transmitida à criança pelo pai e pela mãe. Ela desequilibra principalmente o mecanismo…

A fibrose cística é uma doença causada por uma alteração genética, transmitida à criança pelo pai e pela mãe. Ela desequilibra principalmente o mecanismo que controla água e o sal de alguns sistemas do nosso organismo, como digestivo e respiratório. A doença pode afetar ainda o sistema reprodutor feminino e masculino. Saiba mais sobre o assunto e veja os sintomas e tratamento da fibrose cística.

A fibrose cística pode ser diagnosticada na infância. (Foto: divulgação)

Sintomas de fibrose cística

A fibrose cística atinge o aparelho digestivo e respiratório, glândulas sudoríparas. A obstrução dos ductos pancreáticos devido a secreção viscosa que impede as enzimas digestivas que são lançadas no intestino. O indivíduo contém a má absorção de nutrientes e não ganha peso, apesar de se alimentar bem. Além disso, apresenta maior número de evacuações durante o dia e eliminação das fezes, odor e gorduras.

Essa obstrução por secreção mais espessa pode acometer os ductos biliares. A bile retira do fígado favorecendo a instalação de um processo inflamatório. O aparelho respiratório é a parte mais delicada da doença. O pulmão produz muco que pode ficar preso nas vias aéreas e ser invadido por bactérias. Outros sintomas como tosse com secreção produtiva, bronquite e pneumonia de repetição.

As mulheres que possuem fibrose cística apresentar maior dificuldade de engravidar, já que o muco cervical espesso dificulta a passagem dos espermatozoides. Entretanto, 98% são estéreis, apesar de ter desempenho e potência sexual normal.

O teste do pézinho pode ajudar no diagnóstico de fibrose cística. (Foto: divulgação)

Diagnóstico de fibrose cística

O teste do pezinho pode indicar se o recém-nascido é portador de fibrose cística. Quanto mais cedo for realizado o diagnóstico, maior será a expectativa e a qualidade de vida. Entretanto, o principal exame para confirmar a presença da doença é o teste de suor.

Leia Também:  Adesivos de Parede Infantil Disney, Onde Comprar

A fibrose cística é descoberta na maior parte dos casos é descoberta ainda na infância, principalmente nos primeiros anos de vida. O diagnóstico é exclusivamente médico e deve ser feito o quanto antes.

Tratamento de fibrose cística

A doença pode afetar muitos órgãos. Quando compromete o pulmão, são realizadas inalações, fisioterapias e tratamentos das infecções. Se atingir o sistema digestivo, o paciente toma enzimas pancreáticas em cápsulas a fim de prevenir a desnutrição e garante o desenvolvimento normal. No caso do aparelho reprodutor, não existe tratamento. Cerca de 60 a 70% das mulheres conseguem ter filhos, mas de 98% dos homens ficam estéreis.

As mulheres são as que mais sofrem com o problema. (Foto: divulgação)

A fibrose cística é uma doença que deve ser tratada. A doença pode afetar o sistema reprodutor masculino e feminino. Os portadores de fibrose cística devem fazer o tratamento correto para aliviar os sintomas do problema.

Top