Câncer De Mama: Quais Os Riscos?

  O câncer é uma doença que tem afetado pessoas em todo o mundo, pode ocorrer em diversas partes do organismo e atinge pessoas…

Por Redacao em 05/08/2009

 

O câncer é uma doença que tem afetado pessoas em todo o mundo, pode ocorrer em diversas partes do organismo e atinge pessoas de diversas idades. 80 % dos casos de câncer estão relacionado a fatores externos. O câncer é um desenvolvimento anormal das células do seio, o câncer de mama pode ser tratado, mas para isso o seu diagnóstico precoce é fundamental. Mesmo com todo o desenvolvimento de técnicas para um diagnóstico precoce e avanço no tratamento, o câncer ainda é o terceiro motivo para a morte de mulheres nos Estados Unidos.

O câncer é causado por alterações genéticas, mas essas alterações podem ser causadas por fatores externos, como, menstruação antes dos 12 anos com término após os 55 anos, não engravidar ou engravidar após os 30 anos e não amamentar, consumir álcool, estar acima do peso, ser maior de 50 anos, reposição hormonal no período de menopausa, histórico da doença na família, quem já teve tumores benignos de mamas etc, mas qualquer mulher pode desenvolver câncer de mama.

O primeiro sintoma do câncer de mama é um nódulo no seio, que pode crescer lenta ou rapidamente, outros sintomas já observados são: alterações na cor, enrugamentos, elevações na pele ao redor do seio, alterações no tamanho ou formato do seio, secreções no bico e nódulos próximo as axilas. Na maioria dos casos o câncer de mama não dói.

Apesar do câncer de mama ser o tipo que mais afeta as mulheres, pode afetar homens também, o que nesse caso está relacionado a genética.


A melhor maneira de prevenir o câncer é o acompanhamento médico periódico, a partir dos 40 anos é recomendado o exame de mamografia anual. Os fatores externos responsáveis pelo desenvolvimento do câncer ainda estão sendo alvo de pesquisas, fatores como composição dos alimentos que ingerimos e fatores ambientais. Ainda não se tem resposta se o anticoncepcional apresenta perigos para o desenvolvimento de câncer, informações como estas ainda estão sendo pesquisadas. Desenvolver uma alimentação saudável também é essencial para a prevenção do câncer, ingerir alimentos de origem vegetal, como frutas, verduras e legumes, evitar alimentos com gordura animal.

É recomendado o autoexame, que deve ser realizado mensalmente por todas as mulheres sete dias depois do início da menstruação, para fazer o exame, posicione-se em frente ao espelho com os braços caídos e observe os seios para detectar diferenças no tamanho ou formato, depois coloque as mãos atrás do pescoço e observe novamente, fique atento aos mamilos e aureola, apalpe os seios de cima para baixo e depois ao contrário, procure por saliências, caroços, alterações de consistência e secreções, quanto maior a frequência maiores são as chances de perceber alterações nas mamas o quanto antes. O diagnóstico só pode ser feito pelo médico, em caso de sintomas buscar ajuda o mais rápido possível.


 

Top