DHA, nutriente que contribui com o cérebro da criança

Os pais estão sempre querendo oferecer o que há de melhor para os filhos, seja em relação à escola, roupas ou brinquedos. Por isso,…

Os pais estão sempre querendo oferecer o que há de melhor para os filhos, seja em relação à escola, roupas ou brinquedos. Por isso, com a alimentação o cuidado não seria outro. Após diversos estudos, foi comprovado que o DHA (abreviatura em inglês de docosa-hexaenoic-acid ou ácido docosa hexaenoico), um ácido graxo do tipo ômega 3 pode trazer benefícios aos pequenos. Conheça mais sobre o DHA, o nutriente que contribui com cérebro da criança.

A gestante deve consumir DHA durante todo o período da gestação. (Foto: divulgação)

Definição do DHA às crianças

O ácido graxo ômega 3, DHA, é um nutriente fundamental para o desenvolvimento cerebral infantil, assim como para a visão das crianças. Dessa forma, ele deve fazer parte da dieta da mãe desde a gestação.

Saiba onde encontrar o DHA

O DHA pode ser encontrado em altas quantidades nos peixes de água fria, como por exemplo, o salmão, o atum e a sardinha. Além disso, essa substância também está presente no leite materno, na gema de ovo e em alguns tipos de sementes, como a linhaça.

O salmão é um dos alimentos ricos em DHA. (Foto: divulgação)

Conheça mais sobre as pesquisas

A descoberta dos benefícios do DHA às crianças é recente. Para se ter uma ideia, ela tornou-se popular no meio médico há cerca de dez anos, dividindo por isso, muitas opiniões. Atualmente, a Sociedade Brasileira de Pediatria e a Associação Brasileira de Nutrologia já recomenda a ingestão de DHA na gestação e nos primeiros anos de vida.

DHA X desenvolvimento cerebral

O DHA é um nutriente que atua na formação, no crescimento e no funcionamento do cérebro. Este é constituído por diversas células nervosas que recebem o nome de neurônios e que são protegidos por uma capa de gordura (bainha de mielina), a qual contribui para a intercomunicação. Como resultado, há a formação das sinapses, principais responsáveis pelo funcionamento do cérebro. O DHA se faz necessário na formação dessa capa de gordura, justificando a ingestão do nutriente pelas crianças, devido à fase de crescimento.

Leia Também:  Teto de Gesso Fotos

O consumo do DHA na gestação

Entre 18 e 24 dias de gestação, ocorre a formação do tubo neural, estrutura que dará origem ao cérebro do bebê. Como foi anteriormente mencionado, o DHA atua de forma direta na proteção e formação das células nervosas. Assim, é muito importante que as gestantes introduzam esse nutriente à alimentação diária.

O DHA é um nutriente essencial para o desenvolvimento cerebral da criança. (Foto: divulgação)

O DHA é um ácido graxo ômega 3 que traz muitos benefícios às crianças, pois contribui para a formação das células nervosas e das da visão. Dessa forma, é muito importante que esse nutriente faça parte da dieta infantil e da gestante, para colaborar com o desenvolvimento adequado dos pequenos.

Top