Ciência sem Fronteiras 2015 inscrições

As informações sobre o programa Ciência sem Fronteiras 2015 inscrições são fundamentais para quem está pensando em fazer um intercâmbio no exterior e complementar…

Por Andre em 22/07/2014

As informações sobre o programa Ciência sem Fronteiras 2015 inscrições são fundamentais para quem está pensando em fazer um intercâmbio no exterior e complementar os estudos em algumas das maiores e melhores universidades do planeta.

Ciência sem Fronteiras 2015 inscrições (Foto: Divulgação)

Criado em 2011 pelo governo federal, o Ciência sem Fronteiras é um projeto que objetiva promover a consolidação, a expansão e a internacionalização da ciência, da tecnologia e da competitividade brasileira, permitindo que alunos de graduação e pós-graduação mantenham contato com sistemas educacionais de referência no exterior, com relação à inovação e tecnologia.

Para tanto, o programa distribui bolsas de estudo para instituições de ensino nos mais variados países, como Estados Unidos, Alemanha, Austrália, Inglaterra e Japão, entre outros, que cobrem os custos com as mensalidades, material didático, moradia, passagens aéreas e seguro saúde.

Inglês sem Fronteiras: como funciona, saiba mais

Instituições que oferecem bolsas de estudo para graduação e pós

Ciência sem Fronteiras 2015 inscrições

Várias áreas do conhecimento são contempladas pelas bolsas do Ciência sem Fronteiras (Foto: Divulgação)

Os interessados em participar do Ciência sem Fronteiras 2015 devem ficar atentos ao período no qual os cadastros são recebidos, para não perderem as chances de concorrer às bolsas de estudo no exterior.

As inscrições Ciência sem Fronteiras 2015 são abertas em diversas ocasiões durante o ano, conforme a oferta de vagas nas instituições parceiras do programa. A melhor maneira de ficar por dentro de quando os cadastros estarão disponíveis é visitando o site www.cienciasemfronteiras.gov.br, na seção “Chamadas abertas”.

É através dessa página que as inscrições no programa são recebidas, com os candidatos tendo acesso aos formulários, que devem ser preenchidos por completo, para participar do processo de seleção.

Outra informação importante é que as bolsas Ciências sem Fronteiras contemplam áreas como Engenharias, Ciências Exatas e da Terra, Tecnologia Aeroespacial, Biologia, Biotecnologia, Fármacos, Ciências do Mar, Indústria Criativa, Produção Agrícola Sustentável, Tecnologia Mineral e Petróleo, Gás e Carvão Mineral, entre outras.

Pré-requisitos

As bolsas de estudo do Ciência sem Fronteiras abrangem diversos países e instituições (Foto: Divulgação)

Para concorrer às bolsas disponibilizadas através do programa, é preciso cumprir determinados requisitos básicos, como estar matriculado em curso superior das áreas e temas contemplados pelo Ciência sem Fronteiras, estar cursando entre 20% e 90% do currículo da graduação e apresentar bom desempenho acadêmico.

Há ainda várias outras exigências, como ter feito o ENEM e obtido nota igual ou superior a 600 pontos, que dependem do tipo de bolsa desejado. Maiores detalhes estão disponíveis no site do programa e também podem ser obtidos pelo telefone 0800-616161 (opção 0 – subopção 1).

Top