Calendário de IPVA 2016 Detran/SP

Confira o calendário de IPVA 2016 Detran/SP e veja como efetuar o pagamento dentro do prazo. O Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores deve…

Por Isabella Moretti em 16/02/2016

Confira o calendário de IPVA 2016 Detran/SP e veja como efetuar o pagamento dentro do prazo. O Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores deve ser pago pelos proprietários de veículos, caso contrário, fica impossível fazer o licenciamento e o carro (ou outro veículo) corre o risco de ser apreendido.

Calendário de IPVA 2016 Detran/SP. (Foto Ilustrativa)

Calendário de IPVA 2016 Detran/SP. (Foto Ilustrativa)

Todas as pessoas que são proprietárias de um veículo automotor precisam pagar o IPVA. O valor desse tributo, cobrado anualmente, varia de acordo com o valor de mercado do carro, moto ou caminhão. Do dinheiro arrecadado com o imposto, 50% é encaminhado para o Governo Estadual e outros 50% fica com o município onde aconteceu o emplacamento.

Leia mais: IPVA 2016 como consultar para carros de São Paulo

☰ CONTEÚDO

Calendário de IPVA 2016 Detran/SP

A Secretaria Estadual da Fazenda de São Paulo divulgou os calendários de IPVA 2016, considerando carros, caminhonetes, micro-ônibus, motos, ônibus e caminhões. De acordo com essas publicações, os contribuintes podem pagar o imposto à vista e obter um desconto de 3%. Também é possível parcelar o tributo em até 3 vezes, conforme o número final da placa.

Veja a seguir os calendários divulgados pelo Governo de São Paulo no início de janeiro:

(Fonte: Secretaria Estadual da Fazenda de São Paulo)

(Fonte: Secretaria Estadual da Fazenda de São Paulo)

(Fonte: Secretaria Estadual da Fazenda de São Paulo)

(Fonte: Secretaria Estadual da Fazenda de São Paulo)

Consultas

O Calendário de IPVA 2016 Detran/SP já está disponível para consultas pela internet. Para consultar online, basta acessar o site oficial (www.ipva.fazenda.sp.gov.br) e clicar no botão “consultar”, que aparece no item “Débitos do Veículo”. Além de permitir a verificação das datas de pagamento, o espaço também permite conhecer as pendências de multas de trânsito, licenciamento e DPVAT.

Saiba mais: Parcelamento IPVA 2016 passo a passo

Sobre o IPVA em São Paulo

Cada proprietário de veículo automotor recebe um aviso de vencimento do imposto no endereço cadastrado. Essa correspondência apresenta informações sobre formas de pagamento, datas e valores. O documento também pode ser usado para pagar o licenciamento e o seguro obrigatório de forma antecipada.

O valor do IPVA varia de um estado para o outro. (Foto Ilustrativa)

O valor do IPVA varia de um estado para o outro. (Foto Ilustrativa)

O IPVA é um imposto cujo valor varia de um estado para o outro. Em São Paulo, a alíquota costuma ser maior, podendo chegar a 4% sobre o valor do veículo. Nesse ano de 2016, no entanto, a taxa teve uma queda e tornou o IPVA SP 3,3% mais barato.

Para fugir da alíquota alta em São Paulo, muitos proprietários de veículos acabam realizando o emplacamento em outros estados. Essa estratégia, no entanto, não é recomendada, pois também existe a obrigação de pagar o tributo no estado onde mora. O Denatran costuma adotar medidas severas para punir as pessoas que fraudam a leita para pagar impostos mais baratos.

Veja também: Consulta IPVA 2016 SP e RJ

Após consultar o Calendário de IPVA 2016 Detran/SP, dirija-se a uma agência bancária credenciada para efetuar o pagamento. É necessário ter em mãos o Renavam (Registro Nacional de Veículo Automotor). Também é possível pagar o imposto nos terminais de autoatendimento, guichê de caixa ou através da internet. Continue no Mundo das Tribos e veja outras matérias sobre serviços.

 

Top