Consulta IPVA 2016 SP e RJ

A consulta IPVA 2016 SP e RJ já está disponível para os proprietários de veículos registrados nos dois principais estados do país, que podem verificar os valores devidos e quitar o imposto. E o motorista tem que ficar atento, pois em SP, por exemplo, tem até golpe na praça e o melhor é realmente consultar o sistema online do Detran do estado.

Consulta IPVA 2016 SP e RJ (Foto: Exame/Abril)

Consulta IPVA 2016 SP e RJ (Foto: Exame/Abril)

Consulta IPVA 2016 SP e RJ

A consulta IPVA 2016 SP e RJ é fundamental para o motorista iniciar o pagamento do IPVACobrado anualmente, de proprietários de carros, motos, ônibus, caminhões e outros tipos de veículos, o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores objetiva arrecadar dinheiro que pode ser utilizado tanto na manutenção e recuperação de vias urbanas quanto na educação, segurança e saúde, entre outras áreas.

Leia mais informações sobre: IPVA 2016 SP Detran: consulta pagamento

IPVA no RJ

No caso do Rio de Janeiro, o imposto poderá ser pago a partir do dia 19 de janeiro, podendo ser quitado em parcela única, com 8% de desconto, ou parcelado em até três vezes (sem desconto). Em São Paulo, o IPVA 2016 começa a ser pago no dia 11 de janeiro, também em cota única (3% de desconto) ou possibilidade de parcelar em três vezes.

Quem não paga pode sofrer sérias consequências (Foto: Exame/Abril)

Quem não paga pode sofrer sérias consequências (Foto: Exame/Abril)

Se você possui carro, moto, caminhão, ônibus ou outro tipo de veículo registrado no Rio de Janeiro e quer consultar IPVA no estado, para saber qual o valor a ser pago para o seu veículo, basta acessar o site da Secretaria de Estado de Fazenda RJ.

Para efetuar a consulta, que estará liberada em breve e também poderá ser feita através do site do Bradesco, o contribuinte precisa digitar o número do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores) do veículo.

IPVA em SP

Já no caso da consulta ao IPVA de São Paulo, é necessário acessar o site da Secretaria da Fazenda SP e digitar o número do Renavam e o CPF (ou CNPJ) do proprietário do veículo. Na página, você também pode emitir a guia de pagamento do imposto.

Ainda com relação ao IPVA SP, o proprietário de veículo registrado no estado também pode consultar os valores do imposto nos terminais de autoatendimento e nas agências bancárias.

Leia mais informações sobre: IPVA 2016 como consultar para carros de São Paulo

Calendário de pagamento IPVA nos dois estados

Além de consultar o valor do IPVA, também é bom ficar atento às datas de vencimento, que variam conforme o final da placa do veículo. No Rio de Janeiro, o calendário de pagamento é o seguinte:

Tabela Estado do RJ (Foto: DetranRJ)

Tabela Estado do RJ (Foto: DetranRJ)

Já em São Paulo, o calendário definido pela Secretaria da Fazenda estadual é o seguinte:

Tabela do Estado de SP (Foto: G1)

Tabela do Estado de SP (Foto: G1)

Vale lembrar que o cálculo do IPVA tem como base o valor venal do veículo e a alíquota definida em cada estado, ou seja, o imposto devido varia conforme o tipo, modelo e ano de fabricação, entre outras características do automóvel.

Quer mais dicas sobre o IPVA? Confira nossos outros artigos sobre este e outros temas, fique bem informado aqui no Mundo das Tribos!

Reply