Parcelamento IPVA 2016 passo a passo

As informações sobre parcelamento IPVA 2016 passo a passo são muito importantes para quem é proprietário de carro, motocicleta, caminhonete, caminhão, ônibus ou outro…

Por Andre em 05/01/2016

As informações sobre parcelamento IPVA 2016 passo a passo são muito importantes para quem é proprietário de carro, motocicleta, caminhonete, caminhão, ônibus ou outro tipo de veículo que está sujeito à cobrança desse imposto. Os valores cobrados variam de acordo com o estado e também o tipo, a marca, o modelo e o ano de fabricação do veículo, entre outras características, tendo como base o preço de mercado de cada automóvel naquele ano.

Parcelamento IPVA 2016 passo a passo (Foto: Exame/Abril)

Parcelamento IPVA 2016 passo a passo (Foto: Exame/Abril)

Parcelamento IPVA 2016 passo a passo

Cobrado anualmente, o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores tem o objetivo de arrecadar dinheiro que poderá ser utilizado não só na manutenção e recuperação de vias urbanas, mas também na educação, saúde e segurança, entre outros serviços públicos. E para quem não pode pagar de uma vez, existe a opção de parcelamento IPVA 2016 passo a passo.

Leia mais informações sobre: Como pagar o IPVA, dicas

Guias para o pagamento

As guias de pagamento do IPVA geralmente são emitidas no mês de dezembro, com vencimento a partir de janeiro do ano seguinte. O contribuinte tem a opção de efetuar o pagamento do imposto à vista, quitando tudo de uma vez, mas também pode fazer o parcelamento da dívida.

Documento tem que ficar em dia para utilizar o carro sem problemas (Foto: Exame/Abril)

Documento tem que ficar em dia para utilizar o carro sem problemas (Foto: Exame/Abril)

Para quem está querendo saber como parcelar o IPVA, as instruções variam de acordo com o estado. Mas de maneira geral, basta efetuar o pagamento mínimo indicado no boleto, que normalmente corresponde ao valor da primeira parcela, ou seguir as instruções indicadas no documento. As demais parcelas serão cobradas nos meses seguintes.

Número máximo de parcelas

O número de parcelas em que o imposto pode ser parcelado também varia conforme o estado (em alguns é possível dividir o pagamento em três vezes, enquanto em outros, dá para parcelar em quatro, cinco ou até seis vezes). Só não se esqueça de ficar atento aos prazos para quitar a dívida.

Parcelamento ajuda no bolso (Foto: FreePik)

Parcelamento ajuda no bolso (Foto: FreePik)

Em caso de dúvidas, não deixe de entrar em contato com a Secretaria da Fazenda do seu estado, que é o órgão responsável pela cobrança do imposto automotivo. No Detran também é possível receber algumas orientações sobre o IPVA.

Leia mais informações sobre: IPVA: Saiba qual a melhor opção na hora de liquidá-lo

Desconto para pagamento do IPVA em cota única

Valor varia de acordo com modelo e ano de veículo (Foto: FreePik)

Valor varia de acordo com modelo e ano de veículo (Foto: FreePik)

Se você possui condições de pagar o imposto todo de uma vez, a boa notícia é que em praticamente todos os estados, é oferecido desconto para pagamento do IPVA em cota única, à vista. O desconto varia conforme o estado (uns oferecem 3%, outros 5% e daí por diante) e é uma boa para quem economizou no final do ano, já que dependendo da porcentagem descontada e do valor do imposto, vai sobrar uma boa grana para guardar.

Nesse caso, é só ficar atento ao prazo determinado pela Secretaria da Fazenda estadual para pagar o imposto com desconto.

Top