Cálculo renal: o que é, sintomas

PUBLICIDADE

Nesta quarta-feira (4), o cantor Júnior Lima foi internado em São Paulo por causa de um cálculo renal. O problema de saúde do irmão de Sandy é bastante comum, mas requer um tratamento cuidadoso para não sofrer com complicações.

O cálculo renal é caracterizado por uma dor insuportável. (Foto:Divulgação)

A eliminação dos cálculos pelas vias urinárias é uma das dores mais intensas que o corpo humano pode suportar. O quadro é comum, afinal, 10% das pessoas sofreram com este tipo de crise em algum momento de suas vidas.

O que é cálculo renal?

O cálculo renal, popularmente conhecido como pedra no rim, é uma massa sólida que se forma a partir de cristais nos rins ou ureteres. O problema costuma atingir mais homens do que mulheres.

PUBLICIDADE

A formação das pedras acontece quando a urina contém grandes quantidades de determinadas substâncias. O maior fator de risco de cálculo renal é a desidratação, isto é, o baixo consumo de água.

Existem diferentes tipos de cálculo renal, sendo que o mais comum é aquele formado por cálcio. As pedras afetam principalmente o organismo masculino e tendem a reaparecer no futuro. O cálculo de ácido úrico, de cistina e de estruvita também podem afetar as vias urinárias.

Assim que os sintomas de cálculo renal forem constatados, a pessoa precisa buscar assistência médica. O diagnóstico do problema é relativamente fácil, pois a dor causada pelo cálculo é característica e fácil de reconhecer. O médico também pode pedir alguns exames, como análise da pedra, urinálise e nível de ácido úrico.

Para prevenir novos cálculos, é recomendado tomar bastante líquido. (Foto:Divulgação)

Com o cálculo renal diagnosticado, é necessário começar o tratamento. O objetivo consiste em aliviar os sintomas e evitar o aparecimento de novas pedras. Quando os sintomas são graves, o paciente precisa ser hospitalizado.

PUBLICIDADE

Um quadro de cálculo renal, por mais simples que pareça, é passível de complicação. A pessoa pode sofrer com a diminuição da função ou perda do rim, obstrução do ureter, infecção no trato urinário e diversos tipos de lesões.

Para evitar a formação de novos cálculos renais, o paciente pode recorrer aos tratamentos farmacêuticos e não farmacêuticos. Ele também precisa adquirir hábitos saudáveis, como beber muito líquido (pelo menos 6 copos de água por dia) e reduzir o consumo tanto de sal como de proteína animal.

PUBLICIDADE

Sintomas de cálculo renal

A dor pode surgir na lateral das costas. (Foto:Divulgação)

Confira a seguir os principais sintomas de cálculo renal:

– Dor intensa na barriga ou na lateral das costas;

– A dor pode se manifestar também na virilha e nos testículos;

PUBLICIDADE

– Dor ao urinar;

– Urina de cor anormal;

Sangue na urina;

PUBLICIDADE

– Náuseas;

– Calafrios;

– Vômitos;

– Febre.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.