Calçadas verdes: como montar, fotos

Isabella Moretti 20/04/2012 Bem Estar

A calçada verde ajuda a preservar o meio ambiente e deixa a cidade mais bonita.

Além de embelezar as paisagens, as calçadas verdes também ajudam a preservar o meio-ambiente. Elas são modernas, atraentes, charmosas e capazes de deixar os arredores da sua casa mais bonitos do que nunca.

Funcionalidade da calçada verde

As calçadas verdes oferecem vários benefícios, principalmente na preservação da água. Elas adquirem um perfil sustentável porque permitem a penetração da chuva no solo, contribuindo com a formação dos lençóis freáticos e, em consequência, o armazenamento de água subterrânea.

Quando as calçadas verdes passam a fazer parte dos cenários urbanos, também contribuem com a vida das pessoas. Ao substituir as tradicionais superfícies construídas com cimento, elas ajudam a diminuir os alagamentos, afinal, a terra cumpre o papel de absorver as águas pluviais.

A calçada verde é caracterizada por uma ou duas faixas ajardinadas.

A calçada privilegiada com um projeto paisagístico se torna muito mais agradável e natural, além do que contribui com melhorias no bem-estar da população. A presença das faixas ajardinadas contribui com a saúde das árvores, ajuda a controlar a temperatura do ambiente e melhora a qualidade do ar.

No primeiro momento parece que a calçada verde é algo que funciona apenas nas cidades interioranas, mas isso não é verdade. Ela se adapta perfeitamente aos grandes centros urbanos e representa uma atitude sustentável empregada numa área diariamente afetada por poluição.

O paisagismo e a calçada

As calçadas verdes são capazes de tornar os passeios ao ar livre mais agradáveis, além de embelezar o local com uma natureza preservada e bem cuidada. No entanto, para que a área tenha o efeito estético esperado, é necessário contratar um profissional especializado para desenvolver um projeto paisagístico na medida certa.

Confira a seguir dicas para montar calçada verde:

• As árvores devem ser plantadas nas faixas ajardinadas, evitando desta forma que a raiz rompa a estrutura de uma calçada convencional.

• O cultivo das árvores não pode comprometer a circulação das pessoas pela calçada, por isso o projeto de paisagismo deve ser montado com muito cuidado.

• É importante se preocupar com a posição de cada árvore na calçada, afinal, elas não podem ficar fora da área verde.

• A arborização só é indicada para calçadas com no mínimo de 2,5 m de largura. No caso de calçadas um pouco menores, pode ser projetada apenas uma faixa verde ao invés de duas. Enfim, o importante é que um espaço de 1,20 m seja preservado para os passeios.

• O concreto da calçada nunca deve ser colocado até a base do tronco da árvore.

Fotos de calçadas verdes

Confira a seguir uma seleção com imagens de calçadas verdes:

Outros artigos

Receita de moqueca de cação

04/03/2016

Receita de moqueca de cação

Baianos e capixabas ainda discutem de qual estado é a melhor moqueca e onde o prato surgiu. O que se sabe é que a receita foi criada por indígenas e, ao longo do tem...

Comprar Churrasqueira Pré-moldada

03/08/2011

Comprar Churrasqueira Pré-moldada

  Comprar Churrasqueira Pré-moldada: Ideal para quem pretende fazer um ótimo churrasco em sua residência, as churrasqueiras pré-moldadas fazem o maior su...

Exames médicos de rotina: saiba mais

27/05/2013

Exames médicos de rotina: saiba mais

Os exames laboratoriais são poderosas ferramentas da medicina para prevenir e detectar doenças. Apesar de serem lembrados somente quando o problema de saúde surge, u...