21 de abril: Dia da Polícia Civil e Militar

O dia 21 de abril não é apenas marcado pelo Dia de Tiradentes, mas também serve de comemoração para os membros da Polícia Civil…

Por Isabella Moretti em 21/04/2012

A Polícia age em função da ordem pública.

O dia 21 de abril não é apenas marcado pelo Dia de Tiradentes, mas também serve de comemoração para os membros da Polícia Civil e Militar. Nesta data vale a pena pensar na importância das duas corporações para a segurança do país e principalmente da população.

As pessoas costumam confundir as tarefas do polícia civil com aquelas designadas à militar, mas existem muitas diferenças entre elas. Confira a seguir informações sobre origem e características de cada força policial.

O Dia dos policiais não coincide apenas com o Dia de Tiradentes, na verdade o mártir da Inconfidência Mineira é considerado patrono dos militares e civis brasileiros.

Polícia Militar

Símbolo da Polícia Militar de São Paulo.

A Polícia Militar Brasileira é representada por 27 forças de segurança, ou seja, cada uma delas conta com oficiais para defender os habitantes dos estados brasileiros.

A história da polícia militar começou com a vinda da Família Real para o Brasil, acontecimento este que resultou na Divisão Militar da Guarda Real de Polícia do Rio de Janeiro. Com o tempo as províncias também foram adquirindo suas guardas, mas o ano oficial de criação das Forças Policiais é 1834.

Os oficiais, também chamados de PM, trabalham uniformizados no policiamento preventivo. Atualmente eles buscam meios de reaproximação da sociedade para desvincular a ideia de dureza promovida pelo poder coercitivo. Entre as iniciativas a favor dos cidadãos, destacam-se o policiamento comunitário e o PROERD.

Antes de se tornarem militares estaduais, as pessoas que ambicionam a carreira na área de segurança pública passam por treinamento nas academias vinculadas a Força Armada. Ao longo do preparo, os oficiais aprendem como agir para garantir a defesa social do estado representado.

Polícia Civil

A Polícia Civil de cada estado é responsável por fazer investigações.

A Polícia Civil Brasileira também tem como objetivo garantir a segurança pública das pessoas, mas o trabalho desempenhado pelos oficiais é mais abrangente. Entre as missões que são designadas ao policial desta Força Armada, vale ressaltar a investigação de crimes, a promoção perícias criminais e várias formas de serviços voltadas ao atendimento do cidadão.

No Brasil, a polícia judiciária existe desde o século XVII, mas foi somente em 1808 que a primeira corporação de civis se formou no Brasil, no estado do Rio de Janeiro.

Diferente dos militares, os civis atuam após o acontecimento do crime (homicídio, sequestro, roubo, estupro, etc.), lidando com as atividades investigativas. Eles também se responsabilizam por fiscalizar estabelecimentos comerciais e podem até participar de missões fora do estado para capturar fugitivos.

Top