Dicas para organizar a casa após festa

É sempre bom reunir amigos e familiares, em casa. Um ambiente onde acontecem comemorações, com música, boa comida e boas conversas, ganha ares de…

Por Editorial MDT em 13/01/2013

É sempre bom reunir amigos e familiares, em casa. Um ambiente onde acontecem comemorações, com música, boa comida e boas conversas, ganha ares de renovação. Todos passam horas juntos, deixando as preocupações de lado. Entretanto, a parte ruim das festas sempre está ligada ao dia seguinte. Há quem se sinta tão feliz com o que passou, que nem se importa em perder horas a mais do seu dia limpando e organizando a bagunça deixada pelos convidados. Mas também há pessoas (a maioria delas) que olham a sujeira como um grande peso e chegam ao ponto de desistir da organização de outras festas.

É sempre bom receber as pessoas, em casa (Foto: Divulgação)

Não é necessário abandonar o hábito de fazer festas, por causa da bagunça que elas deixam. Com simples técnicas de organização, é possível comemorar, sem preocupações. O segredo está em não deixar acumular afazeres para o dia seguinte. Além disso, outros cuidados prévios permitem organizar a casa após festa, para que a tarefa se torne menos cansativa. Confira nossas dicas para festejar, sem sofrimentos.

Relaxar e comemorar

Reuniões em casa não necessitam de um motivo específico de comemoração. Pelo contrário; muitas vezes, o motivo é, simplesmente, juntar-se a outros, como forma de sair da rotina. Isso já é suficiente para comemorar. A bagunça depois da festa é inevitável, por mais que as pessoas respeitem os anfitriões. A dica é procurar manter ao menos um pouco a organização, mas não se sentir estressado com isso, ao ponto de não curtir a festa. Relaxar e se divertir já ajuda a organizar a casa, no dia seguinte, com mais leveza, pois a pessoa estará limpando e relembrando os bons momentos que passou.

A bagunça é desanimadora, mas indica que a casa estava feliz, na noite anterior (Foto: Divulgação)

Durante a festa

Ao organizar a festa, é importante espalhar lixeiras (grandes ou pequenas), pela casa toda. Se possível, dê nomes aos recipientes. Como consequência, muitos dos convidados terão a iniciativa de colocar os objetos, dentro de tais recipientes, diminuindo a quantidade de tarefas, no dia seguinte. Durante a festa, também podem ser feitas pequenas coisas, que serão um trabalho a menos, na hora de limpar a casa. Sempre que possível (mas sem deixar a festa de lado), pode-se lavar alguma louça, para que esta não se acumule. Caso a opção tenha sido por pratos e copos descartáveis, a organização da casa será ainda mais fácil.

Após a limpeza, só resta tomar um banho e relaxar (Foto: Divulgação)

No dia seguinte, a casa bagunçada será uma realidade a ser enfrentada! A dica é começar, colocando pratos e outros talheres sujos, de molho. Em seguida, comece a limpeza dos banheiros, pois estes estarão sujos. Enquanto é feita a limpeza, a sujeira dos talheres irá amolecer, com água e detergente. Pode-se varrer e passar um pano na casa, deixando a cozinha para o final. Ao constatar que os outros cômodos estão limpos, já é possível sentir certo alívio. Para finalizar, limpe e organize a cozinha.

Veja sugestões para o dia a dia: Dicas para limpar a casa com facilidade e mantê-la organizada

Aproveite para emagrecer! Leia: Tarefas domésticas que mais consomem caloria

Top