Cabelos: Verdades e Mentiras

Cabelos: Verdades e Mentiras: Quando o assunto é cuidar dos cabelos, as mulheres em geral fazem de tudo para deixá-los bonitos e saudáveis. Existem…

Cabelos: Verdades e Mentiras: Quando o assunto é cuidar dos cabelos, as mulheres em geral fazem de tudo para deixá-los bonitos e saudáveis. Existem ainda muitas crendices populares sobre o cabelo. Uma delas é que é preciso cortar mensalmente os cabelos para que eles cresçam fortes e sadios, será que isso é verdade? Para tentar desmitificar algumas dessas mentiras, montamos esse artigo com informações e pesquisas sobre os cabelos, uma das maiores preocupações, principalmente das mulheres.

Cabelos: Verdades e Mentiras (Foto Ilustrativa)

Cabelos: Verdades e Mentiras

Separamos alguns dos mitos sobre Cabelos: Verdades e Mentiras. Para começarmos, será que cortar na lua cheia deixa o cabelo volumoso? Esta crendice tem origem nas mitologias dos povos agrícolas, que achavam que o que era bom para as plantas servia para os cabelos. Aparar os fios na lua cheia aumentaria o volume; na minguante, teria o efeito oposto; na lua nova seria bom para renovar o visual e, na crescente, ideal para crescer mais rápido. A ciência não achou ainda nenhuma evidência sobre esse assunto. O que existe, são provas de que os fios reagem à melatonina, hormônio associado à luminosidade do meio ambiente, por isso a taxa de crescimento é um pouco menor durante o inverno segundo o dermatologista Valcinir Bedin, presidente da Sociedade Brasileira para o Estudo do Cabelo.

Outro mito é que aparar o cabelo todo mês acelera o crescimento. Na verdade, o fio cresce cerca de 1 cm por mês, cortando-o ou não. O cuidado apenas tem o objetivo de retirar as partes danificadas, como pontas duplas, deixando o conjunto mais saudável e harmônico. Mas não influencia no crescimento.

Leia mais informações sobre: CORTES DE CABELO 2015 FEMININO TENDÊNCIAS E FOTOS

Leia Também:  Show da Madonna No Brasil 2008

Outros mitos comuns

Cabelo vicia com o xampu? Ao usar um xampu por duas a quatro semanas e ele deixa de produzir o efeito inicial. Errado. O que acontece é que os cabelos deixam de ficar limpos corretamente, e esta é a principal função do xampu, quando o produto usado não é indicado para seu tipo de cabelo. O que se percebe principalmente no couro cabeludo, cujas raízes vão ficando cada vez mais oleosas e os fios, opacos e sem vida. No entanto, hoje há produtos específicos para cada tipo de cabelo. Caso você não está esteja acertando na escolha, é bom ouvir a opinião de um especialista, que pode ajudá-lo a identificar seu tipo de cabelo.

Cabelos não ficam viciados com xampus, efeitos são os mesmos (Foto Ilustrativa)

Água fria deixa o cabelo com mais brilho? A água muito quente prejudica a saúde dos fios, estimulando a produção das glândulas sebáceas. Ainda mais agora, com a entrada do inverno, é recomendado optar por temperaturas mornas. Sobre lavar os cabelos diariamente se os deixa mais oleosos é mentira. Cabelos oleosos devem ser lavados todos os dias, mas com xampu adequado e sem massagens excessivas para não superestimular a produção de óleo. Conforme a dermatologista Karla Saggioro, o excesso de oleosidade no couro cabeludo pode levar à queda.

Verdades sobre os cabelos

Deixar o creme o dia inteiro otimiza o tratamento? O correto é deixar o produto agir dentro do tempo certo, muitas pessoas deixam o creme de tratamento por mais tempo do que o recomendado. O resultado é que a hidratação, em vez de embelezar o cabelo, pode deixá-lo oleoso.

Cem escovadelas à noite deixam os cabelos saudáveis? O hábito, que pode ser conferido em muitos filmes de época, de fato ativa a circulação no couro cabeludo. Mas é desaconselhado, pois pode fragilizar os fios e irritar o couro cabeludo.

Calvície é mais comum depois dos 40 anos (Foto Ilustrativa)

A calvície é coisa de idoso? De acordo com o dermatologista Otávio Macedo, a calvície é mais intensa e mais rápida quando atinge homens jovens. Quanto mais cedo, mais depressa ela se instala. Já a calvície num homem de 40 anos é mais lenta e, na maioria das vezes, não se estende por todo o couro cabeludo.

Leia Também:  Consorcio Remaza Nova Terra

Leia mais informações sobre: CABELO CRESPO DE CRIANÇA: COMO CUIDAR

Fios brancos

Fios brancos arrancados nascem em dobro? Mentira. Se fosse verdade, o problema da calvície estaria resolvido. O que acontece é que os fios brancos se destaquem na cabeleira. Devido a perda de melanina, a substância que dá cor, que é substituída por ar e, em seguida, por queratina, proteína que deixa fio mais grosso e, portanto, mais visível.

Fios brancos não crescem em dobro quando você o arranca (Foto Ilustrativa)

A pontinha branca do fio é a raiz? É natural uma perda de até 100 fios diários, que passa praticamente despercebida, também como qualquer organismo vivo, a estrutura capilar passa por fase de crescimento, repouso e morte. Quando o fio cai com a “raiz” – na verdade o bulbo -, significa que ele já estava morto e, se tudo estiver normal, logo estará sendo substituído por outro.

Top