Como combater a Síndrome do Coitadismo

Os “coitadistas” são aquelas pessoas que vivem reclamando da vida e da falta de oportunidades, se fazendo de vítimas para atrair a atenção e…

Os “coitadistas” são aquelas pessoas que vivem reclamando da vida e da falta de oportunidades, se fazendo de vítimas para atrair a atenção e os cuidados de terceiros. Se você se identificou com essas características e quer se livrar delas, saiba como combater a Síndrome do Coitadismo.

As pessoas "coitadistas" vivem reclamando da vida e da falta de oportunidades (Foto: Divulgação)

O coitadismo acomete boa parte da população brasileira, consistindo em pessoas que passam a maior parte do tempo tomadas pelo sentimento de autopiedade. Geralmente, elas também são muito pessimistas e não fazem qualquer esforço para sair desta situação, acreditando que reverter tal quadro é algo impossível, ou seja, vão deixando a vida levá-las.

A Síndrome do Coitadismo pode aparecer tanto na vida pessoal, como no caso das pessoas que estão em um relacionamento ruim e não fazem nada para mudá-lo ou abandoná-lo, como na vida profissional, quando um trabalhador odeia o emprego que tem, mas evita trocar de profissão (ou de empresa) para não sair da “zona de conforto” em que se sente mais seguro.

Sinais de que o casamento está em crise

Como superar as dificuldades no trabalho

Como combater a síndrome do Coitadismo

Quem sofre com a síndrome do coitadismo adora se fazer de vítima para atrair a atenção dos outros (Foto: Divulgação)

Para combater a Síndrome do Coitadismo, o primeiro passo é se livrar das “crenças impeditivas”, que você geralmente usa para justificar a não tomada de atitudes em várias situações (como deixar de trocar de emprego odiado porque não há oportunidades ou porque o salário é bom, por exemplo).

Além disso, outras dicas para evitar o coitadismo são:

Continuar Lendo  Saiba como superar o medo de dirigir

– Sempre acreditar que você é capaz de fazer mais e melhor do que está fazendo.

– Estabelecer metas e objetivos racionais, que tenham prazos definidos.

– Nunca desistir dos seus sonhos, capacitando-se para realizá-los.

– Trabalhar sempre com aquilo que você gosta, independente de qualquer aspecto (como a remuneração).

– Respeitar seus princípios e valores, nunca se vendendo por determinadas vantagens.

– Evitar a companhia de pessoas pessimistas e negativas, pois elas podem te influenciar bastante com estes sentimentos.

Outras dicas

Para combater a síndrome do coitadismo é preciso mudar de atitude em relação à vida (Foto: Divulgação)

Há ainda diversas outras dicas para se livrar da Síndrome do Coitadismo, como aprender com os erros e as dificuldades, tirando proveito deles para começar a mudança de atitude em relação à sua vida.

Além disso, para evitar que o sentimento de autopiedade se instale em você, é preciso, acima de tudo, acreditar na sua capacidade de superação e que você pode assumir o controle da sua vida, deixando as desculpas e as justificativas de lado.

Top