Bruxismo: Um Problema Sério Durante o Sono

  Atualmente, vem crescendo o número de pessoas afetadas pelo bruxismo, que é um problema que causa muito incômodo, e torna a vida da…

Por Redacao em 30/06/2011

 

Atualmente, vem crescendo o número de pessoas afetadas pelo bruxismo, que é um problema que causa muito incômodo, e torna a vida da pessoa mais complicada, visto que gera transtornos à saúde. E a saúde é essencial em todos os seus aspectos, pois quando algo prejudica a disposição do organismo, certamente a pessoa fica doente não só na parte física mas também emocional. 

Em geral a causa do bruxismo está relacionada à algumas situações em que a pessoa sofre com estresse que advêm de vários fatores como por exemplo o trabalho exaustivo, que muitas pessoas estão expostas, isso afeta demais o corpo, e requer um revisão e mudanças nessa situação. Há também, as preocupações com as tarefas diárias, que estão ligadas a casa, cuidar dos filhos que estão em idades diferentes, ou que possuem algum problema de saúde ou emocional, situação financeira em desequilíbrio, é outro fator que pode levar ao bruxismo, a tensão recorrente do dia, acaba por sobrecarregar a pessoa e durante o repouso noturno não consegue dormir bem, e passa automaticamente a ranger os dentes.   

Quais são sintomas mais específicos do bruxismo? Bom, a pessoa que é atingida pelo bruxismo, começa a ranger e apertar os dentes a noite durante o sono. Isso causa dores de cabeça, e dores na região da mandíbula, que é muito sério e não deve ser negligenciada de forma alguma por quem passa pela situação, que acordo sentindo tudo isso, e fica sem disposição ativa para mais um dia de atividades.   

 Devido o fato de desconhecer essa doença, muitas pessoas, ficam sem saber que tem o problema, e acreditam apenas apresentar sintomas recorrentes de simples dor de cabeça ou de enxaqueca, deixando de buscar ajuda médica. 

Porém, tal conduta não é correta, a pessoa que sente esses sintomas precisa passar por um diagnóstico com um especialista o quanto antes, para não aumentar o problema. Mas e o que dizer quando a pessoa não sabe, por ser um ato inconsciente?  Dependendo da convivência, a pessoa será informada por outra que perceba, ou infelizmente só irá tratar quando perceber por si só, mas então, o caso já será mais avançado com certas complicações. 

Por isso, é essencial consultar sempre um dentista, este profissional, poderá identificar o bruxismo ao avaliar a arcada dentária, pois aparecem desgastes dos dentes ou do esmalte, que fica rachado. 

Ao analisar a situação, pode ser verificada a intensidade da doença, caso esteja forte, haverá danos na gengiva e nas articulações da mandíbula, afetando a face, cabeça e pescoço, com dores.  O dentista poderá indicar a melhor maneira de tratar em cada caso, após fazer uma checagem minuciosa da arcada dentária do paciente.  Ele irá escolher o melhor para a pessoa, e uma das possibilidades é a indicação de uma placa pequena que serve como dispositivo de proteção, de acordo com a medida da dentição da pessoa afetada. Essa placa, evita o atrito dos dentes durante o sono. 

Essa alternativa não é a cura, mas um meio de tratar, portanto, a pessoa necessita buscar medidas para modificar o contexto de vida, ou seja, aprender a relaxar, aliviando as tensões diárias provocadas pela correria do cotidiano ao qual está inserido, realizar atividades que possibilitem mais tranqüilidade, leveza e humor. 

Assim, procure um especialista, e mande embora o bruxismo, e fique de bem com a vida! 

Top