Como se Tornar Bolsista Capes

Para quem não conhece a CAPES, acrônimo pra Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, é uma agência de fomento à pesquisa brasileira,…

Para quem não conhece a CAPES, acrônimo pra Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, é uma agência de fomento à pesquisa brasileira, atuando na expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) em todos os estados do Brasil. A agência tem como principal diferencial a Avaliação Trienal efetuada em todos os curós de pós-graduação no país, além de ser a única entidade com tradição de determinar o fechamento de cursos que apresentam notas não satisfatórias.

Entre os muitos programas relacionados à agência, muitos estudantes procuram informações acerca de como se tornar um bolsista CAPES. Esta grande procura por detalhes sobre o processo pode ser resolvida através das seções específicas no site oficial, disponível através do endereço virtual www.capes.gov.br, onde as opções de bolsas contam com explicações sobre as políticas e programas de bolsas para os interessados em receber o benefício no país ou no interior.

Para os estudantes e pesquisadores que procuram por bolsas de estudo no Brasil, a CAPES oferece os programas disponíveis na seção Bolsas no país, “visando estimular a formação de recursos humanos de alto nível, consolidando assim os padrões de excelência imprescindíveis ao desenvolvimento do Brasil”.

Os interessados em obter informações sobre bolsas no exterior podem acessar a seção homônima, Bolsas no exterior, onde, segundo definição da própria agência, os programas têm como intuito “complementar os esforços dos cursos de pós-graduação no Brasil”, […] concedendo “bolsas de estudo no exterior, alimentando assim os meios acadêmicos e de pesquisa do país com recursos humanos de alto nível”.

Segundo o organograma da CAPES, obtido no site oficial da agência, a estrutura organizacional da Capes é composta por: Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CT-ES); Conselho Técnico-Científico da Educação Básica (CT-EB); Conselho Superior; Diretoria Executiva; Presidência (atual): ocupada pelo o bioquímico Jorge Almeida Guimarães desde 2004; Chefia de gabinete; Secretaria executiva de órgãos colegiados; Auditoria interna; Procuradoria federal; Diretoria de Gestão (DGES); Diretoria de Programas e Bolsas no País (DPB); Diretoria de Avaliação (DAV); Diretoria de Relações Internacionais (DRI); Diretoria de Educação Básica Presencial (DEB); e Diretoria de Educação a Distância (DED).

Leia Também:  Como Fazer uma Dedicatória de Trabalho

Sobre a Capes
Criada em 1951, a então Coordenação Nacional de Aperfeiçoamento de Nível Superior surgiu com o objetivo de “assegurar a existência de pessoal especializado em quantidade e qualidade suficientes para atender às necessidades dos empreendimentos públicos e privados que visam ao desenvolvimento do país”, quando o Brasil passava pelo início do segundo governo de Getúlio Vargas. Daquele ano até os dias de hoje, a CAPES passou por muitas mudanças e histórias. Este material completo pode ser conferido no site da empresa, na seção “História e Missão”, onde o conteúdo fala sobre a passagem dos anos para a Coordenação, assim como elenca os dirigentes conforme os anos, em uma linha do tempo.

Top