Bolsas de Doutorado no Exterior

Aqueles que já cursaram o Mestrado e pretendem seguir a carreira acadêmica, optam pelo Doutorado como forma de continuar os estudos. E é exatamente…

Aqueles que já cursaram o Mestrado e pretendem seguir a carreira acadêmica, optam pelo Doutorado como forma de continuar os estudos. E é exatamente durante os cursos de pós-graduação que o estudante pode ter grandes oportunidades de estudar no exterior, como uma forma de complementar os estudos, além de ser uma ótima possibilidade de entrar em contato com uma nova cultura.

No Brasil, a instituição responsável por conceder bolsas de estudos para que estudantes brasileiros façam cursos de pós-graduação no exterior é a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superio (Capes). No caso específico do doutorado, o estudante pode optar por duas modalidades, o “Doutorado Pleno” e o “Doutorado Sanduíche”. Vejas as diferenças entre os dois:

– Doutorado Pleno no Exterior

Conseguir uma bolsa de estudos para um Doutorado Pleno no exterior pode parecer uma tarefa impossível, mas não é. Apesar de todos os requisitos acadêmicos que o candidato deve ter, possuir afinidade com o país escolhido (proficiência no idioma nativo e relevância local para a pesquisa, por exemplo)é um fator bastante importante na escolha dos candidatos contemplados.

Os alunos selecionados pelo edital que a Capes abre anualmente devem se atentar para o regulamento específico. Os contemplados recebem da instituição um auxílio-deslocamento para efetuar a compra das passagens aéreas. Nesta modalidade, o aluno realiza o programa completo em uma instituição estrangeira que seja vinculada a outra IES brasileira.

Como a bolsa de estudos é patrocinada pelo Governo Brasileiro, o pesquisador tem a obrigação de retornar ao Brasil após o término dos estudos, com o objetivo de utilizar o conhecimento adquirido em prol da sociedade brasileira.

– Programa Institucional de Bolsas de Doutorado Sanduíche no Exterior

A princípio, o nome pode parecer engraçado. Mas esta modalidade de Doutorado consiste em um programa que é realizado em duas instituições: uma brasileira e uma estrangeira. Para conseguir uma bolsa de estudo para um programa de Doutorado Sanduíche, é necessário estar vinculado a uma Instituição de Ensino Superior que possua curso de doutorado com nota igual ou superior a 3 (no critério de avaliação da Capes).

Leia Também:  Curso de mecânica para mulheres Volkswagen

O período de duração do estágio do aluno no exterior pode variar entre quatro meses e um ano, de acordo com o tempo necessário para a realização do objetivo da pesquisa. Para aplicar para a bolsa de estudos, é necessário acompanhar os editais lançados pela Capes anualmente, com datas específicas para o início das atividades e também para o período de pedido do benefício.

Serviço

Para saber mais sobre as bolsas de estudos para alunos de doutorado que são oferecidas pela Capes, conhecer os editais e os regulamentos e, ainda, ficar por dentro de outros tipos de auxílio oferecidos, basta acessar o site institucional: http://www.capes.gov.br .

Capes
Setor Bancário Norte, Quadra 2, Bloco L, Lote 06 – Brasília – DF
Central de Atendimento: 0800.616161

Top