Bolsa de iniciação a docência: como participar

O Ministério da Educação tem buscado formas de incentivar os futuros professores do Brasil. Uma das estratégias adotadas é o Pibid (Programa Institucional de…

O Ministério da Educação tem buscado formas de incentivar os futuros professores do Brasil. Uma das estratégias adotadas é o Pibid (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência). Nesta edição de 2014, 72 mil bolsas de estudo estão sendo oferecidas.

O PIBID incentiva o aperfeiçoamento de professores. (Foto::Divulgação)

Como funciona o Pibid?

O Pibid é uma iniciativa que concede bolsas de iniciação à docência aos alunos dos cursos de licenciatura. O programa também visa o aperfeiçoamento e a valorização dos profissionais da educação básica.

Com uma proposta bem abrangente, o Pibid procura contribuir com a formação inicial dos professores, incentivar as escolas públicas e melhorar a articulação entre teoria e prática.

Além de iniciação à docência, o Pibid trabalha com outras modalidades de bolsa, como Supervisão, Coordenação de Área, Coordenação de área de gestão de processos educacionais e Coordenação Institucional.

Como participar da bolsa de iniciação à docência?

A bolsa de estudo do participante é de 400 reais. (Foto:Divulgação)

As instituições de ensino superior interessadas em aderir o Pibid devem apresentar projetos de iniciação à docência a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). As faculdades e universidades aprovadas recebem cotas de bolsas e recursos de custeio.

A seleção dos bolsistas do Pibid fica por conta da instituição de ensino. Os estudantes escolhidos participam das atividades relacionadas ao projeto e recebem uma ajuda financeira no valor de R$400,00.

Para desenvolver um projeto, os alunos precisam ter supervisores e coordenadores que trabalhem na instituição. O tema escolhido deve focar no aperfeiçoamento da formação inicial dos professores brasileiros.

Inscrição para Bolsa de Iniciação à Docência 2014

O período de inscrição para o Pibid é de 19 de setembro a 4 de outubro. (Foto:Divulgação)

Os alunos de licenciatura poderão inscrever os projetos no período de 19 de setembro a 4 de outubro, através do preenchimento de um formulário eletrônico que estará disponível no site pibid.capes.gov.br.

Leia Também:  Resultado do Enem 2015 e Inscrições Sisu 2016

A solicitação da senha para o cadastramento do projeto deverá ser realizada entre os dias 12 de agosto e 25 de setembro.

As atividades pedagógicas dos estudantes selecionados terão início em março de 2014. Para mais informações, basta ler o edital Pibid 2014.

Novidades no Pibid

A partir deste ano, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) oferecerá 10 mil bolsas de estudo aos alunos de licenciatura do Prouni (Programa Universidade para Todos). Outras 62 mil serão oferecidas aos estudantes que estão se preparando para a docência ou já trabalham como professores das escolhas públicas.

Top