terça-feira, 4 de outubro de 2022 - 04/10/2022 05:00:35
MundodasTribos

Se você pretende ser um investidor é fundamental que saiba como funciona uma bolha imobiliária. Ela pode atrapalhar bastante a vida dos investidores e trazer graves problemas para um país. A bolha imobiliária acontece quando os imóveis ficam num preço mais alto do que deveriam, e pode ser causada por vários fatores.

Mas o que é especificamente uma bolha imobiliária? Como ela aconteceu nos Estados Unidos e o que pode causar uma bolha imobiliária? Vamos ver as respostas para essas perguntas a seguir.

O que este artigo aborda:

O que é bolha imobiliária?

Quando por motivos sociais ou políticos o preço dos imóveis aumentam e os deixam supervalorizados, chamamos isso de bolha imobiliária. Esses valores não são justos e estão longe de refletir o que realmente vale aquele imóvel, assim a bolha estoura e os preços caem consideravelmente durante um curto período de tempo.

O que é bolha imobiliária

Fonte/Reprodução: original

Quando isso acontece, pode levar vários anos para que os imóveis voltem ao seu preço normal. Um país que sofreu com as consequências de uma bolha imobiliária foi os Estados Unidos, vamos ver como isso aconteceu.

O que foi a bolha imobiliária nos Estados Unidos?

A bolha imobiliária ocorreu nos Estados Unidos ocorreu em 2008, e afetou vários outros países, ela é considerada uma das piores crises do século. O fator causador dessa bolha imobiliária foi a facilidade de se financiar imóveis, com imóveis que tinham riscos altos de investimento podendo ser financiados facilmente por qualquer pessoa.

Assim, pessoas que não possuíam nenhum tipo de estabilidade financeira começaram a financiar os imóveis. Uma boa parte das pessoas acabaram deixando de pagar o financiamento, e o número de calotes foi alarmante.

Isso causa uma crise devastadora nos Estados Unidos e em outros países. O governo americano injetou mais de 700 bilhões de dólares para que pudesse se recuperar da crise. Após isso, para proteger a economia e evitar que isso acontecesse, o governo dificultou mais a obtenção de crédito.

No Brasil?

O Brasil nunca enfrentou uma bolha imobiliária, apesar de já ter passado por uma crise imobiliária, os motivos e as causas foram diferentes da que ocorreu nos EUA, e as consequências no Brasil também não foram tão graves.

Quais as causas de uma bolha imobiliária?

Existem diversos motivos que podem causar uma bolha imobiliária. Agora vamos ver a seguir 3 fatores principais que podem acabar causando uma bolha imobiliária.

Crédito fácil

Se o crédito for muito fácil de conseguir isso pode resultar em uma bolha imobiliária. Como vimos, isso ocorreu nos EUA e as consequências foram desastrosas, com um número gigante de pessoas não pagando o financiamento imobiliário.

Especulações

Quando há muitas especulações em relação ao mercado imobiliário, o preço dos imóveis podem acabar subindo. Mas são apenas especulações, e se elas não se concretizarem, o preço dos imóveis caem muito, resultando em uma bolha imobiliária.

Desequilíbrio

Se o preço dos imóveis estiverem muito inflacionados e não estejam equilibrados em relação ao mercado, também há o risco de haver uma bolha imobiliária.

Quais as consequências de uma bolha imobiliária?

Uma bolha imobiliária pode trazer consequências negativas para um país. Nos EUA, por exemplo, milhares de pessoas perderam seus empregos e ficaram sem ter onde morar, devido ao forte impacto econômico que o país sofreu com a bola imobiliária.

Como se recuperar de uma bolha imobiliária?

Não é fácil para um país se recuperar de uma bolha imobiliária, pois é algo que leva tempo e claro muito dinheiro. Para se recuperar da bolha imobiliária que sofreu em 2008 os EUA investiu mais de 700 bilhões de dólares, e mesmo assim eles não conseguiram se livrar das consequências.

Como se recuperar de uma bolha imobiliária

Fonte/Reprodução: original

Portanto, é ideal que os investidores estejam atentos a tudo que foi citado acima para conseguir evitar uma bolha imobiliária, pois se recuperar de uma é uma tarefa difícil.

O conteúdo "O que é uma bolha imobiliária?" foi feito por redacao b e distribuído por MundodasTribos na categoria Notícias em . Conteúdo atualizado em .

1

Pode ser do seu interesse

Concurso São Paulo Turismo 2010

Concurso São Paulo Turismo 2010

Jovem Aprendiz Lojas Americanas 2018

Jovem Aprendiz Lojas Americanas 2018

Planos Vivo 3G Banda Larga

Planos Vivo 3G Banda Larga

Vagas de Emprego em Ribeirão Preto e Cuiabá 2010

Vagas de Emprego em Ribeirão Preto e Cuiabá 2010

Banco Santander – Cartões de Crédito

Banco Santander – Cartões de Crédito

Cortes de cabelos para 2015, fotos, tendências

Cortes de cabelos para 2015, fotos, tendências