Idade de quem deseja financiar um imóvel pode influenciar no valor

Felipo Bellini 16/08/2021 Notícias

O financiamento imobiliário é a oferta de crédito para que alguém possa adquirir um imóvel a longo prazo, seja para fins de habitação ou para comércio, e é feito por bancos e instituições financeiras.


Para aprovar esse crédito, serão analisadas as condições do cliente, a fim de determinar a duração e verificar a qualidade de cumprir as prestações do financiamento. Um dos requisitos analisados é a idade da pessoa. Por se tratar de um pagamento a longo prazo, a idade irá influenciar diretamente nas custas e no prazo para quitar o empréstimo.

Quais os requisitos observados ao se financiar um imóvel?

Quando é feito o pedido para financiar um imóvel, o banco ou a instituição financeira irá checar se a pessoa é maior de idade, a comprovação de renda, se consegue arcar com as prestações e se quem pediu não possui o nome em órgãos de proteção ao crédito. 

Idade de quem deseja financiar um imóvel pode influenciar no valor

Como a idade pode influenciar no valor do imóvel financiado?

A idade de quem solicita o financiamento é importante, pois quanto mais a idade da pessoa avança, maiores serão os valores a serem pagos, em virtude do seguro obrigatório ser mais alto e o prazo para quitação ser mais curto.

O que se entende é que, com o passar dos anos, a chance de diminuição de renda cresce bastante, seja por gasto com saúde ou por risco de invalidez.  Consideram que o risco de morte também aumenta, logo, a fim de se proteger, as instituições financeiras aumentam as quantias a serem pagas.

Em análises de valores de financiamento sobre um mesmo imóvel, entre uma pessoa jovem e uma idosa, a idosa precisa de uma comprovação de renda maior do que a de uma pessoa mais nova para que o financiamento dela seja aprovado, já que o valor do seguro obrigatório irá influenciar diretamente na quantia e no prazo reduzido de pagamento.

Vale considerar que existe um limite de tempo a ser analisado. O financiamento imobiliário não pode passar de 420 meses, o mesmo que 35 anos. Outra limitação é a soma entre a idade do solicitante e a data da última prestação a ser paga que não pode superar 80 anos e 6 meses. No caso de um parcelamento no limite de 35 anos, a pessoa deverá ter 45 anos de vida ou menos.

Outros artigos

Como usar tênis esportivo em looks casuais

29/11/2015

Como usar tênis esportivo em looks casuais

Aprenda como usar tênis esportivo em looks casuais. Isso mesmo! Esse calçado permite fazer diversas combinações, que vão muito além do mundo fitness. Leia a matéria ...

Principais erros ao cuidar das unhas

23/01/2013

Principais erros ao cuidar das unhas

Pintar as unhas é um costume antigo e, atualmente, a produção de esmaltes acompanha tendências da moda e empresas de cosméticos lançam coleções com produtos inovador...