Birra na hora de comer: como lidar

Durante o dia, a criança se comporta naturalmente, acordando, tomando banho e brincando sem reclamar de nada. Porém, na hora de se sentar a…

Por Editorial MDT em 08/02/2012

Muitas crianças usam a hora da refeição para chamarem a atenção dos seus pais. (Foto: Divulgação)

Durante o dia, a criança se comporta naturalmente, acordando, tomando banho e brincando sem reclamar de nada. Porém, na hora de se sentar a mesa, é todo dia aquele berreiro por não querer comer. Essa birra é completamente normal, pois a criança quer atenção especial para ela, como estrela da família. No entanto, esse estado não pode se prolongar, sendo que atrapalhará tanto a refeição dela quanto a dos outros presentes. Portanto, saiba como lidar com a birra na hora de comer.

Toda criança sabe que a hora da alimentação é muito especial, porque desde que ela era pequenina, os seus pais viviam cheios de cuidados para que ela crescesse saudável. Por isso, ela usa esse momento para tentar chamar a atenção de quem ela tanto ama, reclamando, negando-se a comer e o pior: gritando e se esperneando. Algumas até jogam a comida no chão ou em quem estiver por perto.

Esse comportamento, apesar de ser comum, não deve ser aceitável, pois toda criança precisa respeitar um limite. Sendo assim, a princípio, tente não dar atenção a ela, comendo tranquilamente, sem mesmo olhar para ela. Com o tempo, ela perceberá que você nem deu bola e vai começar a comer, já que o seu plano não funciona mais.

A criança deve aprender a respeitas os seus limites. (Foto: Divulgação)

Porém, se isso não funcionar, vá para o plano B: retire a criança da mesa e leve-a para um lugar deserto. Então, abaixe-se até que os seus olhos fiquem na altura dos dela e diga-lhe firmemente que, se ela continuar a se comportar dessa maneira, ela vai ter que comer sozinha nos próximos dias. Se preferir, escolha outro castigo como deixá-la sem TV ou sem brincar com os amiguinhos.

Mas há casos em que a criança faz birra na hora de comer porque ela prefere uma guloseima a uma refeição saudável. Nesse caso, você terá que se controlar e não oferecer tantos doces ou salgadinhos para ela fora de hora. Uma boa tática de fazer os pequenos se alimentarem bem é enfeitando o prato deles, deixando-os bem coloridos e alegres. Assim, eles verão esse momento como descontraído e divertido.

Seja criativa e faça pratos divertidos para incentivar o seu filho a comer. (Foto: Divulgação)

Controle o seu filho desde a primeira vez que ele fizer birra na hora de comer. Desse modo, será mais fácil agir sobre o problema e você e os outros familiares poderão comer sempre em paz.

 

 

Top