sexta-feira, 3 de fevereiro de 2023 - 03/02/2023 09:49:53
MundodasTribos

O benefício por incapacidade nada mais é do que o auxílio-doença, conhecido como um benefício previdenciário garantido para os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que apresentarem um quadro de saúde com a presença de alguma doença de caráter incapacitante ao ponto de os impedir de prestarem os seus serviços trabalhistas.

O que este artigo aborda:

Quem são as pessoas que têm direito ao benefício por incapacidade?

Considera-se a garantia ao direito do benefício por incapacidade para as pessoas seguradas do INSS que apresentarem ao órgão público, um documento com a comprovação de que consta em seu quadro de saúde, a presença de uma doença de caráter incapacitante, que impede que prestem os seus serviços trabalhistas.

Como dar entrada para receber o benefício por incapacidade?

Para dar entrada ao processo de recebimento deste benefício, é necessário que, além do segurado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) passe por perícia médica para se dar a comprovação da presença de uma doença que o torne incapaz de prestar os seus serviços trabalhistas, cumpra com os seguintes requisitos para que seja garantido o seu direito ao benefício por incapacidade:

  • Cumprimento de carência de 12 contribuições mensais;
  • Posse de qualidade de segurado;
  • Estar em estado de afastamento do trabalho por mais de 15 dias corridos ou intercalados dentro do prazo de dois meses por conta da mesma doença para o empregado de empresa.

Esses são os requisitos necessários para que seja dada entrada no benefício por incapacidade para os segurados do INSS.

Onde consultar o benefício?

Caso você queira consultar sobre o benefício por incapacidade, é preciso que você use um navegador de internet e acesse o site do INSS pelo computador ou o aplicativo “Meu INSS” em seu celular. Assim ficará mais fácil se situar em relação ao benefício de forma geral e prática.

Uma faixa que sinaliza a previdência social para consultar benefício por incapacidade

Fonte/Reprodução: Governo Federal

Em seguida, deve entrar com o seu email e a sua senha no Gov.BR e, em seguida, procurar pelo serviço “Resultado de Benefício por Incapacidade” onde será exibido o resultado da sua perícia médica para saber se é garantido para você, o direito ao benefício por incapacidade. Feito isso, é só solicitar e o benefício para passar pelas etapas necessárias. Fique ligado em nosso site para mais informações sobre benefícios do Governo.

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

1

Pode ser do seu interesse

Planos de Saúde e Novas Regras

Planos de Saúde e Novas Regras

Nova temporada de Boardwalk Empire

Nova temporada de Boardwalk Empire

Colchões Castor Preço

Colchões Castor Preço

Os Corantes Artificiais dos Alimentos são Perigosos?

Os Corantes Artificiais dos Alimentos são Perigosos?

Show do Queen no Brasil 2008

Show do Queen no Brasil 2008

Classificação Brasileirão 2009

Classificação Brasileirão 2009