Dicas de alimentação para inverno

Com a chegada do inverno, a procura por receitas deliciosas aumenta, devido à combinação de ingredientes que auxiliam no aquecimento do corpo. Porém, a…

Com a chegada do inverno, a procura por receitas deliciosas aumenta, devido à combinação de ingredientes que auxiliam no aquecimento do corpo. Porém, a maior parte dessas delícias também pode proporcionar o aumento de peso e de colesterol ruim. Saiba mais sobre o assunto e confira dicas de alimentação para inverno.

As sopas podem ser consumidas no inverno. (Foto: divulgação)

Alimentação saudável

Ter bom senso e moderação na escolha dos alimentos é o primeiro passo para ter uma a alimentação saudável no inverno. A ingestão de alimentos não deve ser proibida e cheia de preceitos rigorosos, já que a proibição leva à culpa e a transgressão. É preciso saber como controlar a fome no inverno para não sair da dieta.

Mesmo com os deliciosos pratos disponíveis nessa época fria do ano, é essencial manter sempre a dieta equilibrada com nutrientes essenciais para a saúde como proteínas, carboidratos, vitaminas, minerais e água. As sopas são ótimas opções para aquecer o corpo e saciar a fome, principalmente para quem está acima do peso. Elas devem ser preparadas com verduras, legumes, grãos, azeite de oliva e temperos que destaquem o sabor.

Os legumes possuem baixas quantidades de calorias, sendo ricos em fibras que atuam na digestão. Já os grãos participam da produção de gordura monoinsaturada, conhecida como gordura boa, além dos eletrólitos como zinco e selênio, que são ótimos antioxidantes.

Aposte no consumo de frutas e verduras no inverno. (Foto: divulgação)

Dicas de alimentação para inverno

Para quem deseja perder peso no inverno, é essencial consumir nutrientes que atuem no fortalecimento das defesas do organismo, contribuindo com uma alimentação saudável e com baixas calorias. Os ovos, o leite desnatado, a ricota, o queijo branco, as castanhas, as amêndoas, o azeite, os peixes, as frutas em geral e outros cereais integrais são excelentes opções para ter uma alimentação saudável e balanceada.

Leia Também:  Produtos que ajudam a queimar gordura

É importante fazer seis refeições por dia e ter guardado alguns alimentos para os momentos de beliscar. As barrinhas de cereais, cookies e mix de frutas secas podem ajudar nessa hora. De acordo com especialistas em nutrição, o organismo deve ser hidratado com sucos e chás.

Cardápio para o inverno

1. Café da manhã: 1 copo de vitamina de leite com abacate ou 1 mamão papaia salpicado com flocos de aveia.

2. Lanche da manhã: 1 copo de suco de agrião com laranja e beterraba. Sem coar nem adoçar.

3. Almoço: 1 prato de salada, 1 filé magro grelhado, 2 colheres de arroz e 1 colher de sopa de feijão.

4. Lanche da tarde: 1 pote de iogurte natural com frutas picadas e 2 nozes.

5. Jantar: 1 prato de sopa de legumes ou  1 prato de canja de galinha.

6. Ceia: uma fruta à gosto ou um copo de suco natural de frutas.

Os chás são excelentes opções para serem consumidos no inverno. (Foto: divulgação)

A alimentação saudável é indispensável em todas as estações do ano. Porém, a alimentação ideal para o inverno deve ser rica em alimentos mais leves e quentes para ajudar a manter a temperatura corporal. Aposte nas dicas de alimentos citadas e cuide da sua saúde durante todo o inverno.

Top