Benefícios do coentro: saiba quais são

As sementes de coentro tem uma grande reputação de que traz benefícios à vida do indivíduo. Dessa forma, está no topo da lista das especiarias que ajudam na cura de doenças. A depender do país, o coentro tem um benefício, sempre relacionado ao combate de alguma patologia. Saiba quais são os benefícios do coentro.

O coentro é uma especiaria muito utilizada na cozinha brasileira. (Foto: divulgação)

Benefícios do coentro

Pesquisas recentes demonstraram que o coentro tem a capacidade de realizar o controle da glicemia, do colesterol e da produção de radicais livres. Isso foi comprovado após um estudo realizado com ratos diabéticos, no qual foi adicionado à dieta desses animais, o coentro. Este ajudou a estimular a secreção de insulina e a diminuir o açúcar no sangue. Além disso, essa especiaria colaborou com a redução da quantidade de gorduras. Dessa forma, o coentro reduziu os níveis de LDL (colesterol ruim) e ainda, aumentou os níveis de HDL (colesterol bom).

Coentro –  fitonutriente

São diversas as propriedades de cura que o coentrooferece ao indivíduo que o consome. Além das vantagens anteriormente citadas, o coentro é rico em fitonutrientes. Estes são benéficos à saúde, por incluir a carvona, o geraniol, o limonen, o borneol, a cânfora, o elemole linalol de flavonoides, a quercetina, a kaempferol, a ramnetinae e o epigenin. Todos esses  elementos trazem grandes vantagens à pessoa, em especial, por combater os malefícios dos radicais livres.

Saiba quais são os benefícios do coentro. (Foto: divulgação)

Outros nutrientes relacionados

Como foi anteriormente citado, o coentro é rico em fitonurtrientes e, além disso, é uma erva excepcional e que deve fazer parte do sistema alimentar como uma importante fonte de muitos nutrientes tradicionais. Com base na densidade de nutrientes, o coentro também é rico em fonte de fibra dietética e uma boa fonte de ferro, magnésio e manganês.

Combatendo as salmonelas

O coentro contem um composto antibacteriano que colabora como um método seguro e natural para combater as salmonelas. Esta bactéria pode ser mortal e é uma frequência causa de doença alimentar. Isso porque essa especiaria contem uma substância denominada dodecenal e que pode ser obtido através tanto das folhas frescas, quanto das sementes.

Segundo estudos, o coentro colabora com a manutenção das taxas glicêmicas dos diabéticos. (Foto: divulgação)

O coentro é uma especiaria que contem uma grande variedade de nutrientes que colaboram com o combate de doenças, entre elas, a intoxicação alimentar pela salmonela, uma condição clínica que pode ser fatal. Devido a isso, é importante que o indivíduo mantenha o consumo do coentro para obter as vantagens oferecidas à saúde.

Reply