Benefícios da vitamina C para a pele

Aplicada diretamente na pele, a vitamina C é capaz de trazer inúmeros benefícios, como proteger contra os danos da luz solar, aumentar a produção…

Por Editorial MDT em 22/05/2012

A Vitamina C é usada em cosméticos pelo mundo todo. Tem poder rejuvenescedor e muito mais!

Aplicada diretamente na pele, a vitamina C é capaz de trazer inúmeros benefícios, como proteger contra os danos da luz solar, aumentar a produção de colágeno, cicatrizar feridas e muito mais. O mercado de estética vem estudando cada vez mais essa vitamina, pois pesquisas apontam que ela ainda é capaz de minimizar os efeitos nocivos dos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento da pele.

Um dos primeiros benefícios da vitamina C, descobertos pela humanidade, foi a prevenção contra o escorbuto, doença comum na época das grandes navegações. Por falta dessa vitamina, os navegantes adquiriam a doença e acabavam morrendo em alto mar. Para a saúde, a vitamina C é uma excelente aliada, trazendo a prevenção de diversas enfermidades, como resfriados. Ela também ajuda no sistema imunológico.

A vitamina C estimula a produção de colágeno, responsável pela elasticidade da pele.

Nos cuidados com a pele, a vitamina C vem fazendo sucesso entre os cosméticos. Ela é essencial para um bom funcionamento das células, sem falar na importante participação na fabricação de colágeno, uma vez que, estimula a produção do mesmo  e aumenta a proliferação dos fibroblastos, células que diminuem a produção do colágeno com o chegar da idade.

Entre os inúmeros benefícios da vitamina C para a pele, o “rejuvenescer” é o que mais atrai as mulheres que buscam por tratamentos não invasivos contra essa etapa natural da vida. O colágeno é quem da elasticidade a pele. Quanto mais colágeno, menos rugas e marcas de expressão. Sem a presença do colágeno, a pele fica sensível, principalmente à exposição do sol. Está aí outra função da vitamina C: a proteção contra os efeitos nocivos do sol.

Essa vitamina pode ser facilmente encontrada em frutas cítricas.

A vitamina C ainda tem um papel importante na vida dos fumantes. Ela atua como antioxidante, combatendo os radicais livres que são liberados por quem fuma. Os radicais livres são responsáveis pelo envelhecimento da pele, ou pelo menos por parte dele. A vitamina pode ser ingerida na alimentação ou aplicada diretamente na pele através de cosméticos específicos. Na alimentação, ela é facilmente encontrada em alimentos cítricos, como a laranja. Outra fruta  abundante em vitamina C é a goiaba.

Alguns cuidados são necessários para armazenar a vitamina C. As propriedades do suco de laranja, por exemplo, assim como da fruta em si, se perdem facilmente com o contato com o ar e com a luz. Por esse motivo, os cosméticos feitos com a vitamina C devem ser armazenados em frascos bem fechados, de preferência na geladeira.

Leia também – Como lavar o rosto corretamente

Você vai gostar também de – Máscara caseira para o rosto, como fazer 

Top