Beber mais do que dois copos de leite por dia pode fazer mal

O leite é uma importante fonte de vitamina D e cálcio na dieta de adultos e crianças, mas tomar a bebida em excesso pode…

O leite é uma importante fonte de vitamina D e cálcio na dieta de adultos e crianças, mas tomar a bebida em excesso pode ser prejudicial para ambos. De acordo com um estudo publicado no periódico Pediatrics, beber muito leite pode diminuir a quantidade de ferro armazenada em nosso organismo, aumentando o risco de anemia.

Leia mais sobre: Leite: saiba quais seus benefícios

Beba apenas dois copos de leite por dia (Foto: Divulgação)

Participaram da pesquisa cerca de 1.300 crianças em idade pré-escolar, que tiveram o seu dia a dia analisados. Os grupos tiveram os índices de vitamina D e ferro no organismo verificado periodicamente. O ferro é importante para o desenvolvimento cerebral e sua carência está associada a problemas de circulação, enquanto a vitamina D tem ralação direta com à saúde óssea.

Pesquisa aponta que beber mais de dois copos de leite por dia faz mal

A partir dos dados obtidos na pesquisa canadense concluiu-se que beber três copos ou mais de leite por dia faz mal à saúde. Isso porque essa quantidade foi associado a níveis ligeiramente mais baixos de ferritina no sangue. Os níveis dessa proteína indicam a quantidade de ferro no organismo. Ainda assim, a taxa do nutriente estava dentro do intervalo considerado normal. Ou seja, quem bebe dois copos de leite por dia mantém um bom índice de vitamina D sem prejudicar a quantidade de ferro do corpo.

Saiba mais sobre: Leite: saiba quais seus benefícios

Embora esteja claro que quanto mais leite as crianças bebiam menores eram os níveis de ferro no sangue, ainda não se sabe exatamente o motivo pelo qual a bebida causava tamanha perca. Vale reforçar, porém, que o leite desempenha um papel importantíssimo na dieta e que, por isso, não é recomendado excluí-lo do cardápio, mas como qualquer outro item que ingerimos, o exagero faz mal à saúde.

Mais de dois copos de leite por dia pode prejudicar a absorção de ferro (Foto: Divulgação)

Benefícios do leite

O leite é fonte de vitamina A, B1 e B2, além de ser riquíssimo em cálcio, que é muito importante para o desenvolvimento dos ossos. Por isso, como nosso organismo ainda está se desenvolvendo até os 30 anos de idade é essencial ter esse alimento e seus derivados dentro da sua dieta, para a prevenção de doenças, como a osteoporose. Além do cálcio, fósforo e manganês estão presentes no leite. Ajudando no aproveitamento das gorduras e no funcionamento do cérebro. Quem tem intolerância a lactose deve investir em leite de soja, que tem menos açúcar, e pode ser enriquecido com cálcio, para se equivaler ao leite de vaca.

Continuar Lendo  TOC: mitos e verdades, saiba mais

Top