Banco Postal dos Correios, como funciona

Criado em 2002, o Banco Postal dos Correios foi desenvolvido com o objetivo de levar serviços de correspondente à população que não conta com…

Criado em 2002, o Banco Postal dos Correios foi desenvolvido com o objetivo de levar serviços de correspondente à população que não conta com acesso bancário em sua localidade, proporcionando o acesso ao sistema financeiro para uma grande quantidade de pessoas, através das agências dos Correios.

O Banco Postal leva os serviços bancários aos locais mais distantes do país, através das agências dos Correios (Foto: Divulgação)

A primeira parceria firmada do projeto foi com o Bradesco, instituição financeira escolhida após um disputado processo de seleção. Durante 10 anos, a parceria alcançou a marca de mais de 11 milhões de contas abertas no Banco Postal em todo o Brasil.

Seguindo as normas estabelecidas pela legislação vigente, um novo processo seletivo foi realizado em 2011 pelos Correios, através do qual o Banco do Brasil foi escolhido como a nova instituição parceira do programa, oferecendo uma opção diferenciada para os usuários do serviço.

Como funciona o Banco Postal dos Correios

O projeto utilizado no Brasil foi inspirado nos Bancos Postais que surgiram na segunda metade do século XIX, atendendo ao público de baixa renda e aos desprovidos do atendimento bancário, tendo como função básica promover a inclusão social e financeira.

Dessa forma, vários países têm adotado a implantação do programa em seus territórios, através de incentivos dados pelo Banco Mundial e pela Organização das Nações Unidas (ONU), principalmente em cidades mais distantes dos grandes centros urbanos.

Especificamente no caso do Brasil, o Banco Postal está presente em aproximadamente 94% dos municípios, conforme os dados mais recentes, oferecendo atendimento à população em mais de 6.000 agências dos Correios, que também passaram a funcionar como uma espécie de agência bancária.

Continuar Lendo  Protetor para Berço Mais Barato, Onde Comprar

Além disso, os clientes que fizerem a abertura de contas também podem contar com os serviços oferecidos pelas mais de 5.000 agências e os 43.000 caixas eletrônicos do Banco do Brasil em todo o país, tendo ainda a opção de acessar o site da instituição e usar o internet banking.

Nas agências do Banco Postal, é possível realizar uma série de serviços (Foto: Divulgação)

Serviços oferecidos

No Banco Postal, é possível utilizar uma grande quantidade de serviços bancários sem precisar comparecer às agências convencionais dos bancos. Visitando uma unidade do projeto você pode, por exemplo, pagar contas, boletos bancários, títulos, tributos, taxas e contribuições da Previdência (GPS).

Nas agências do programa dá para abrir uma “Conta Mais Banco Postal”, conta corrente que também funciona como poupança e pode ser movimentada ainda nas agências BB, central de atendimento telefônico, rede de auto-atendimento e internet banking, oferecendo ao titular a possibilidade de ter talão de cheque e solicitar empréstimos e cartão de crédito.

Outros serviços oferecidos pelo Banco Postal são a possibilidade de solicitar empréstimos e cartão de crédito, e a realização do pagamento de benefício do INSS.

Agências do Banco Postal

Nas agências dos Correios em que o Banco Postal está presente, existem diversas identificações do serviço (Foto: Divulgação)

Para conferir os endereços das agências do Banco Postal e saber onde fica a unidade mais próxima de você, basta acessar o site dos Correios. No mapa mostrado na página, clique no estado desejado, escolha a cidade e a seguir clique no botão “Continua”.

Posteriormente, serão mostradas as agências dos Correios divididas por bairros e naquelas em que funcionam o serviço será possível encontrar a legenda “Banco Postal”.

Continuar Lendo  Esclareça as principais dúvidas sobre serviços bancários

Top