Você está em: MundoDasTribos > Tecnologia> Cuidados ao usar o internet banking

Cuidados ao usar o internet banking

Por Andre

Acessar o banco pela internet é hoje algo tão comum quanto enviar um e-mail, já que praticamente todos os bancos oferecem inúmeros serviços online, como o pagamento de contas, consultas a extratos e saldos, solicitação de cheques, cartões e empréstimos, transferências de valores, etc.

Acessar o internet banking para pagar contas, conferir extratos e fazer transferências é algo muito comum hoje em dia (Foto: Divulgação)

Além de permitir que o usuário fique livre das longas filas geralmente encontradas nas agências bancárias, o internet banking é também uma ótima alternativa para driblar as greves dos bancários, que volta e meia acontecem, deixando sem atendimento milhares de clientes.

Porém, quem pretende usufruir de todas as vantagens oferecidas pelas versões online dos bancos deve ficar atento a golpes virtuais como o phishing e muitos outros. Tomando alguns cuidados ao usar o internet banking, como os que conheceremos a seguir, você se previne e mantém em segurança o seu dinheiro.

Instale antivírus e outros programas de proteção

Os antivírus ajudam na proteção durante o acesso à sua conta bancária (Foto: Divulgação)

Para garantir a segurança dos seus dados de uma forma geral, é sempre muito importante instalar e manter atualizado um antivírus. E você nem precisa pagar nada por isso, já que existem diversas opções de antivírus gratuitos, como o AVG Free, o Avast! e o Avira.

Programas como o Spyware Terminator também ajudam a aumentar a proteção contra diversas ameaças virtuais.

Crie uma senha forte

A senha do internet banking deve conter uma combinação poderosa e difícil de ser quebrada (Foto: Divulgação)

Nada de usar os convencionais “1234”, “password”, data de aniversário e o nome da mãe como a senha do internet banking. Evite também utilizar a mesma senha já cadastrada para outros serviços online, e nunca salve a senha no navegador.

O ideal é fazer combinações com letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais, criando uma senha forte. Para não se esquecer do código, anote-o e guarde em local seguro.

Fique atento aos sites falsos

Não confie em supostos e-mails enviados pelo seu banco, pedindo recadastramento de dados (Foto: Divulgação)

Cuidado com supostos e-mails enviados pelo seu banco, pedindo o recadastramento de dados. Eles podem te levar a sites falsos, que servirão para roubar os seus dados pessoais. Descarte tais mensagens e entre em contato com o banco, para verificar a veracidade do e-mail.

Evite acessar o internet banking em computadores e redes públicas

Usar os PCs de lan houses para acessar a sua conta? Nem pensar! (Foto: Divulgação)

Acessar o site do seu banco é algo que deve ser feito apenas do seu próprio computador, pois os PCs públicos, como os de lan houses e bibliotecas, podem ter programas maliciosos que irão capturar tudo o que for digitado e enviar tais informações para outras pessoas.

O mesmo cuidado deve ser tomado ao usar conexão Wi-Fi de cafés, restaurantes e estabelecimentos públicos.

Acesse só com o endereço seguro

Verifique se o internet banking que está acessando começa pelo endereço "https" (Foto: Divulgação)

Outro cuidado ao acessar o internet banking é verificar se o endereço do site que está abrindo começa pela sigla “https://” ao invés de “http://”. É que o “S” indica conexão segura.

Recomendado para você
Tecnologia

Celulares em promoção na Black Friday

Tecnologia

Como recuperar uma conta do Facebook

Tecnologia

Como colocar Post it na área de trabalho do windows

Tecnologia

Xbox 720 – Lançamento, Preços, Fotos

Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *