Auxílio Brasil: CadÚnico é pré-requisito

Felipo Bellini 21/10/2021 Notícias

Sobretudo, o Cadastro Único tornou-se o principal foco do Governo Federal porque se torna possível realizar a inclusão das famílias na zona de extrema pobreza no Auxílio Brasil, além de contar com outros programas sociais no caso do Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC), Tarifa Social de Energia Elétrica, por fim o Auxílio Emergencial.

Auxílio Brasil CadÚnico é pré-requisito

Fonte/Reprodução: original

Entenda como vai funcionar Auxílio Brasil com o cadastro no CadÚnico?

De antemão, por mais que estar inscrito no CadÚnico possa ser a chave para entrar diretamente no Auxílio Brasil, não significa que será uma entrada automática para qualquer programa de benefício social oferecido pelo governo. Note, portanto, que o Auxílio Brasil exige esse pré-requisito, porém será importante haver a avaliação da inscrição de cada inscrito. Portanto, será possível se inscrever no CadÚnico:

  • Famílias que possuem renda mensal de meio salário mínimo per capita, R$ 550,00;
  • Famílias com renda total de três salários mínimos, um valor de R$ 3.300;
  • Famílias com renda superior aos três salários mínimos, que devem possuir cadastro nas três esferas do governo;
  • Pessoas que vivem sozinhas e constituem-se por famílias denominadas de unipessoais;
  • Pessoas que vivem em rua, tanto sozinhas quanto com a própria família.

É imprescindível que haja a inscrição de todos os interessados no CadÚnico, mediante às análises. Será necessário aguardar até obter uma resposta positiva quanto ao pedido.

Como se cadastrar no CadÚnico?

Primeiramente, encontre um CadÚnico em sua cidade para conseguir registrar sua família, e geralmente as prefeituras dos municípios costumam realizar o cadastro no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou qualquer posto do CadÚnico e Bolsa Família.

Através do CRAS se torna possível obter mais informações sobre o local do cadastro, caso o próprio não forneça a entrevista. Existem determinados casos que se torna viável realizar os agendamentos através da central de atendimento.

Documentação

Sobretudo, será importante que o chefe de família deverá possuir mais de 16 anos, obter CPF, título de eleitor e ser, de preferência, mulher. Tenha em mãos outros documentos que serão exigidos no ato do cadastramento:

  • Carteira de identidade;
  • Carteira de trabalho;
  • Certidão de casamento;
  • Certidão de nascimento;
  • CPF;
  • Registro de nascimento (RANI) para indígenas;
  • Título de eleitor.

No caso de chefes de família indígenas ou quilombolas não precisarão apresentar CPF, ou título de eleitor, somente os demais documentos citados. Pessoas que não possuem documentos ou registro, poderão realizar a inscrição no CadÚnico, porém somente terão acesso aos programas quando tiverem os documentos corretos.

Entrevista

O próximo passo se trata da entrevista de cadastro. O entrevistador social realizará diversas perguntas sobre uma variedade de fatores sobre a realidade de cada família, bem como integra a família, características de moradia, despesas, além de questionar sobre algum familiar com deficiência, grau de escolaridade, remuneração e características do trabalho.

Será possível que o próprio entrevistador solicite a assinatura do chefe de família no formulário ao qual teve de ser preenchido e realizar a entrega deste comprovante de cadastro.

Confirmação de cadastro

A partir do momento em que os dados de cada família estiverem apresentados no CadÚnico, o próprio sistema realizará a análise para ter certeza de que essas pessoas adquiriram o Número de Identificação Social. Neste caso, o processo costuma demorar cerca de 48 horas, além de possuir o principal objetivo de ter total garantia de que cada pessoa no cadastro é uma. Somente quem possui o NIS poderá participar de programas sociais oferecidos pelo governo.

Outros artigos

Leilões Judiciais de Imóveis SP,RJ, RS

07/09/2010

Leilões Judiciais de Imóveis SP,RJ, RS

Leilões Judiciais de Imóveis SP,RJ, RS: Todos os anos temos vários leilões judiciais de imóveis, eles acontecem pois existem milhares de pessoas que acabam finan...