Auxílio Alimentação Prouni

Em breve, os beneficiários do Prouni poderão ter direito a auxílio alimentação

A deputada Sandra Rosado, do PSB do Rio Grande do Norte, propôs um projeto de lei que visa oferecer um novo benefício aos estudantes que possuem bolsas integrais do Programa Universidade para Todos (Prouni). Trata-se do auxílio alimentação Prouni, cuja proposta está em tramitação na Câmara dos Deputados.

De acordo com a autora, o Projeto de Lei 3112/12, que trata do assunto, tem o objetivo de auxiliar principalmente os alunos matriculados em cursos de tempo integral, que passam o dia inteiro fora de casa e têm que se alimentar nas dependências das próprias universidades ou faculdades em que estudam. Somados os gastos diários, é uma conta que acaba ficando pesada no final do mês para os estudantes.

Além disso, segundo a deputada, os bolsistas integrais do Prouni fazem parte, pelo menos na teoria, da classe economicamente menos favorecida, e como também possuem diversos outros gastos, como transporte e material didático, devem ter assegurado o direito ao benefício de auxílio alimentação.

Confira: Prouni 2012: Inscrições

Tramitação

A deputada Sandra Rosado (PSB-RN) é a autora do projeto que prevê a inclusão do benefício para os bolsistas do Prouni

O Projeto de Lei 3112/12, da deputada Sandra Rosado, tramita na Câmara em caráter conclusivo, nas comissões de Constituição e Justiça; Cidadania; Finanças e Tributação; e de Educação e Cultura, podendo ser aprovado em breve. Apesar disso, ainda não foi divulgado o valor desse auxílio alimentação que poderá ser oferecido aos beneficiários do Prouni.

Prouni 2º semestre de 2012

Se aprovado, o auxílio alimentação estará disponível para os bolsistas integrais do Prouni

Lançado em 2005, o Prouni já disponibilizou mais de 1 milhão de bolsas de estudo, entre integrais e parciais, que proporcionaram aos estudantes iniciarem e concluírem cursos de graduação ou sequenciais de formação específica em instituições particulares de ensino superior em todo o País.

Para os interessados em participar do programa, a expectativa é de que as inscrições para o Prouni do 2º semestre de 2012 estejam abertas entre os meses de junho e julho. Ou seja, se você pretende ser um dos bolsistas do Prouni, fique de olho no site oficial do programa, que é o http://siteprouni.mec.gov.br.

Assim que o Ministério da Educação liberar o cadastro, é bom começar a organizar os documentos que deverão ser entregues para participar da concorrência das bolsas, lembrando que para as bolsas integrais, a renda familiar mensal do interessado deve ser de, no máximo, um salário mínimo e meio por pessoa.

Já para as bolsas de 50%, a renda familiar mensal, por pessoa, deve ser de até três salários mínimos. Neste caso, os contemplados poderão solicitar o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), se desejarem, para complementar o pagamento do restante da mensalidade.

Saiba qual é a Renda Familiar máxima para Fies

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

Reply