Prouni 2012: inscrições

O Programa Universidade para Todos (PROUNI) recebe incentivo do Governo Federal para ampliar o acesso dos brasileiros ao Ensino Superior. A proposta consiste em…

Por Isabella Moretti em 27/12/2011

O Prouni 2012 espera distribuir bolsas integrais e parciais aos brasileiros.

O Programa Universidade para Todos (PROUNI) recebe incentivo do Governo Federal para ampliar o acesso dos brasileiros ao Ensino Superior. A proposta consiste em fazer parceria com instituições particulares para conceder bolsas parciais e integrais aos estudantes de baixa renda. Na edição de 2012, o Prouni seguirá os mesmos critérios

As inscrições já estão aberta para o programa, e encerrarão no dia 19, e as regras de seleção dos candidatos continuam as mesmas. Para disputar uma bolsa de estudos, o estudante deve possuir uma boa nota no ENEM 2011 (no mínimo 400 pontos), assim tem condições de se classificar na primeira chamada. O Prouni ainda exige comprovação de renda familiar para a concessão de bolsas entre os candidatos.

Quando a renda familiar per capita é de até um salário mínimo e meio, o candidato tem direito a uma bolsa integral e não paga nada para fazer a sua faculdade. No caso de renda até três salários mínimos, o candidato tem direito a 50% de desconto na mensalidade.

Para mais informações clique aqui. As inscrições foram abertas no dia 14 de janeiro e estarão disponíveis até o dia 19. É através do portal que os candidatos apresentam as primeiras informações para concorrer às vagas disponíveis e também acompanham os resultados. O MEC costuma enviar um comunicado por email caso o estudante tenha sido selecionado.

Instituições privadas de todos os estados brasileiros tiveram até o dia 2 de dezembro para fazer a adesão do programa. As vagas que serão disponibilizadas em breve são referentes ao primeiro semestre de 2012.

Sobre o Prouni

A distribuição das vagas depende da nota no Enem 2011.

Desde 2005 o Prouni tem contribuído com a formação dos brasileiros, distribuindo bolsas de estudo para as pessoas que não possuem condições de bancar os gastos da faculdade. Até o momento, o programa já concedeu 919 mil bolsas de estudos integrais e parciais. Estes números deverão aumentar com o processo seletivo de 2012.

Somente terão direito as vagas dos Prouni os estudantes da rede pública que comprovarem a renda per capita no ato da matrícula. Diversos documentos são solicitados também para se tornar um universitário beneficiado pelo programa de bolsas de estudos.

Para mais informações, acesse o Portal Prouni.

Top