sábado, 28 de janeiro de 2023 - 28/01/2023 10:30:40
MundodasTribos

Foi oficializado que o valor do IPVA 2022 vai ter um aumento considerável no próximo boleto de 2022. O motivo desse aumento foi o crescimento dos preços dos veículos por conta da pandemia da Covid-19. Deste modo, todos os valores desse tributo devem subir até mesmo para os modelos de carros considerados populares.

O que este artigo aborda:

Como calcular o IPVA 2022?

Para aqueles que querem guardar dinheiro para poupar a carteira, é aconselhável realizar o cálculo prévio do IPVA 2022 de seu veículo. Para este processo, é necessário multiplicar a quantia que é pedida no mercado pelo seu carro e a porcentagem pedida pelo seu Estado. Por exemplo, se seu carro é registrado atualmente pelo estado de São Paulo e tem o valor de tabela em R $36.000, a conta que será necessária realizar é 36.000 x 4%. A resposta será 1.440, ou seja, o valor que deverá pagar de IPVA 2022.

Aumento do IPVA 2022 e como fazer o cálculo do seu! (2)

Fonte/Reprodução: original

Para realizar o pagamento do IPVA existem três maneiras. Em forma única é oferecido um desconto de 3% do valor do mês de janeiro. Mas também há a modalidade de parcelamento em três vezes, divididos entre os três primeiros meses do ano. Por fim, há como pagar de forma única apenas no mês de março, porém não é oferecido o desconto.

Como é feito o cálculo do IPVA 2022 do carro antigo?

Para os donos de veículos antigos, é necessário antes de tudo saber todos os detalhes do seu. Para realizar a consulta desses dados corretamente é necessário acessar o site. Lá haverá a aba para consulta de carros utilitários pequenos. 

Depois de incluir os dados e descobrir o valor do seu carro, faça a multiplicação dessa quantia com a alíquota estadual. Mas lembre-se, o resultado dessa operação pode não ser o valor definitivo, pois as correções do mês de dezembro ainda não foram divulgadas.  

Terá aumento no IPVA?

Sim, o aumento do IPVA 2022 para 2022 já é algo mais do que certo. O motivo desse aumento aconteceu por causa das paralisações que aconteceram em montadoras do mundo inteiro no ápice da pandemia. A lei da oferta e busca provocou um grande aumento em modelos o-km. Assim, muitos consumidores se viram obrigados a procurar por veículos usados. 

O IPVA é pago uma vez por ano pelos proprietários de veículos. Desse valor, conforme as informações da Sefaz, 20% é destinado ao Fundeb. Então, a quantia é dividida pela metade para o Estado e município que o veículo tem o registro oficial. A tabela do ano de 2022 com os valores ainda não foi divulgada. 

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

1

Pode ser do seu interesse

Curso de Informática Grátis

Curso de Informática Grátis

Curso de Ladrilheiro Gratuito RJ – CVT

Curso de Ladrilheiro Gratuito RJ – CVT

Denúncia Jeans: como revender

Denúncia Jeans: como revender

Porta retrato digital – marcas modelos onde comprar barato

Porta retrato digital – marcas modelos onde comprar barato

Porque pagar anuidade de cartão de crédito: entenda mais sobre!

Porque pagar anuidade de cartão de crédito: entenda mais sobre!

Mestrados PUC

Mestrados PUC