Atitudes no Facebook que pode prejudicar no mercado de trabalho

Usar a maior rede social do mundo pode trazer vários benefícios profissionais, como a ampliação da sua rede de contatos, mas também esconde algumas…

Usar a maior rede social do mundo pode trazer vários benefícios profissionais, como a ampliação da sua rede de contatos, mas também esconde algumas armadilhas. Saiba quais são as atitudes no Facebook que pode prejudicar no mercado de trabalho.

Determinados comportamentos no Facebook são muito prejudiciais para a carreira (Foto: Divulgação)

Contando com mais de um bilhão de usuários, conforme os dados mais recentes, o Facebook pode ajudar bastante às pessoas que estão em busca de novas vagas de emprego ou de uma recolocação, através do “networking”, já que os contatos podem lhe indicar oportunidades ou servir como referência, por exemplo.

No entanto, tal benefício pode ir por água abaixo, dependendo do comportamento no Facebook, principalmente quando você excede alguns limites. É importante lembrar que fotos, opiniões, brigas e discussões são exibidas para todo mundo na rede social, inclusive para potenciais recrutadores.

Os cuidados necessários nas redes sociais

Como evitar gafes nas redes sociais

Atitudes no Facebook que pode prejudicar no mercado de trabalho

Postar fotos de situações constrangedoras e bebedeiras, entre outras, estão entre essas atitudes (Foto: Divulgação)

Uma das atitudes tomadas no Facebook que podem prejudicar a carreira é utilizar fotos nas quais você aparece bêbado ou desleixado como a principal imagem do perfil. Lembre-se daquela frase, “a primeira impressão é a que fica”, antes de usar esse tipo de imagem, seja no perfil ou mesmo nos seus álbuns.

Se envolver em brigas e discussões pela rede social, principalmente quando há ofensas, palavrões e ameaças, é algo que também pode atrapalhar a sua vida profissional. É importante saber que tudo o for digitado poderá ser compartilhado e ir parar na tela de alguém que poderia te indicar para uma vaga ou mesmo ser o seu próximo recrutador.

Continuar Lendo  Doenças cardíacas em gatos e cachorros

E se você gosta de atualizar o seu perfil o tempo inteiro, compartilhando todos os tipos de conteúdos e curtindo as postagens dos amigos, fique atento, pois o seu chefe pode estar de olho e entender que você passa mais tempo no Facebook do que fazendo as tarefas do trabalho. Dependendo do caso, pode resultar até em demissão.

O que também deve ser evitado

Se bem usado, o Facebook é uma excelente ferramenta para alavancar sua carreira (Foto: Divulgação)

Outro dos comportamentos online que podem prejudicar o trabalho é participar de determinados grupos do Facebook, como “Chega logo sexta-feira”, “Odeio acordar cedo” e “Odeio meu chefe”, entre outros do tipo.

Durante um processo seletivo, por exemplo, o recrutador pode consultar o seu perfil na web e verificar que você faz parte de várias comunidades como essas. Será que ele escolheria você para uma vaga de trainee bastante almejada, ao ficar sabendo de tal informação?

Além disso, evite fazer fofocas pelo Facebook, principalmente quando elas estão relacionadas ao seu trabalho. Isso é algo que pode complicar bastante a sua situação na empresa.

Top