Como evitar gafes nas redes sociais

Para manter uma boa reputação online, passando longe de polêmicas na internet, que podem ter consequências fora do mundo virtual, atrapalhando a sua carreira…

Para manter uma boa reputação online, passando longe de polêmicas na internet, que podem ter consequências fora do mundo virtual, atrapalhando a sua carreira profissional, por exemplo, é importante saber como evitar gafes nas redes sociais.

As gafes nas redes sociais têm sido constantes nos últimos tempos (Foto: Divulgação)

Esquecendo-se de que as ações no mundo digital podem ter influência direta na vida fora da web, alguns internautas têm utilizado as redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram, etc) para falarem o que quiser, ofendendo outras pessoas, fazendo ameaças, publicando fotos constrangedoras de terceiros e muito mais.

Acreditando que as ações tomadas na rede ficam por ali mesmo, tais usuários das redes sociais não sabem que podem ser processados, perderem o emprego e sofrerem outros tipos de consequências, como tem acontecido bastante nos últimos tempos.

Cuidados ao expor fotos da família no Facebook

Dicas básicas de etiqueta para almoço de negócios

Como evitar gafes nas redes sociais

É preciso pensar bem antes de postar qualquer comentário, pois tudo que é postado fica registrado, de uma forma ou de outra (Foto: Divulgação)

Se você é usuário assíduo das redes sociais, precisa ficar esperto para não cometer determinadas gafes virtuais. Uma das dicas principais é nunca postar fotos de situações constrangedoras ou de momentos íntimos. Esse “material comprometedor” pode parar nos sites de busca e lhe causar sérios danos morais e psicológicos.

Além disso, tenha cuidado ao emitir opiniões e ao conversar com outras pessoas na rede, pois uma vez que você digitou e enviou o texto, não terá como voltar atrás. Mesmo apagando a mensagem, é possível que alguém já tenha tirado um print do seu comentário. Por isso, pense bem antes de digitar.

Continuar Lendo  Pacotes 15 de novembro, Toronto 2012

Vale mencionar também que o internauta deve evitar entrar em brigas pela internet. Com toda a liberdade que a rede proporciona, muita gente se esconde atrás do PC e fala o que quer, provocando e ofendendo a todos. Para se livrar dessas confusões, o melhor é bloquear a pessoa que está incomodando.

Outras dicas

O internauta também deve evitar se meter em discussões e brigas online (Foto: Divulgação)

Para evitar as gafes nas redes sociais, outras dicas interessantes são:

– Evite as fofocas, pois o que você digitou pode ir parar na tela da pessoa citada e causar muita confusão. Se envolver o trabalho então, há riscos de perder o emprego.

– Não compartilhe conteúdos de desconhecidos, pois você contribui para o spam e ainda corre o risco de enviar vírus para outras pessoas.

– Evite postar informações pessoais (número de telefone, endereço, local de trabalho, etc).

– NÃO DIGITE EM LETRAS MAIÚSCULAS, pois elas dão a impressão de que você está gritando ou nervoso.

– Tenha cuidado ao curtir, com frequência, fotos de desconhecidos, pois eles podem achar que você é um “stalker” (perseguidor).

– Seja sempre educado, como se estivesse conversando cara a cara com as pessoas.

Top