Perguntas e respostas sobre conta poupança

A caderneta de poupança é a mais tradicional modalidade de investimento do país. Mesmo tendo um rendimento baixo, ela não oferece riscos e por…

A caderneta de poupança é a mais tradicional modalidade de investimento do país. Mesmo tendo um rendimento baixo, ela não oferece riscos e por isso é bastante procurada por quem deseja guardar o seu dinheiro de forma segura. Mesmo com as mudanças feitas no ano passado, ela continua sendo uma boa opção de investimento. Para te ajudar a ficar por dentro do assunto, separamos algumas perguntas e respostas sobre a poupança. Confira e tire as suas dúvidas.

Saiba quais são os riscos de investir em caderneta de poupança.

Perguntas e respostas sobre conta poupança

Mesmo com as novas regras impostas pelo governo no ano passado, a poupança continua sendo uma opção de investimento segura. (Foto: Divulgação).

1. O que são TR e Selic?
Você certamente já deve ter ouvido alguém falar dessas siglas. A TR é uma taxa calculada a partir da média de rendimento dos CDBs. Já a Selic é a taxa básica de juros da economia, sendo definida pelo Comitê de Política Monetária do Banco Central.

2. Como é o rendimento da poupança?
Com as novas regras, o rendimento da conta poupança passou a ser de 6,17% ao ano mais TR se a Selic for maior que 8,5%, e de 70% da Selic mais TR se a Selic for menor o igual a 8,5%. Antes das mudanças, a poupança tinha um rendimento fixo de 6,17% ao ano mais TR.

Hoje, o rendimento da conta poupança é de 6,17% ao ano mais TR se a Selic for maior que 8,5%, e de 70% da Selic mais TR se a Selic for menor o igual a 8,5%. (Foto: Divulgação).

3. Quando começaram a valer as novas regras da conta poupança?
As novas regras passaram a valer a partir do dia 4 de maio de 2012. Isso significa que dinheiro depositado até essa data tem rendimento de 6,17% mais TR, independentemente do valor da taxa Selic.

Leia Também:  Como usar Mercado Pago, Dicas

Veja também: Poupança – benefícios, rendimentos e por que aplicar.

4. Na hora do saque, o dinheiro é retirado do saldo novo ou antigo?
No momento do saque, o dinheiro é retirado primeiro do saldo dos depósitos novos. O “dinheiro antigo” só pode ser sacado caso o “dinheiro novo’ não seja mais suficiente.

As mudanças foram implantadas visando a redução da taxa Selic, que serve de referência para as outras taxas de juros praticadas no país. (Foto: Divulgação).

5. Qual o objetivo dessas novas regras?
A grande maioria dos brasileiros não entendeu as mudanças de forma clara, muito menos por que as novas regras foram implantadas. O objetivo do governo com as alterações é provocar uma redução na taxa Selic, que serve como referência para as outras taxas de juros praticadas no país.

6. Como os clientes serão informados do saldo? 

Será de responsabilidade dos bancos apresentar dois blocos: Um e depósito feito até 03/05 e outro a partir de 04/05.

7. O que acontece se eu mudar de agência, mas continuar no mesmo banco?

Em mudança de agência mas manter o mesmo banco, as regras da antiga poupança é que vale.

Lembrando que quem possui conta poupança aberta pelas regras anteriores pode transformá-la em conta conjunta ou alterar sua titularidade sem alterar as regras de operação. Agora, caso o cliente opta por trocar por de instituição, os depósitos serão renumerados pelas novas regras.

Entrando em contato com o seu banco, você pode esclarecer as suas dúvidas sobre conta poupança e entender melhor as mudanças. Aproveite e fique por dentro do assunto!

Top